terça-feira, maio 22, 2007

Vazio legal ou Leis-da-Treta?

No post anterior, diz-se que as autocaravanas estacionam ali devido a um vazio legal.
Mas não será só isso, como se pode ver neste caso, onde não há vazio legal nenhum.
A foto foi tirada em Lagos (cidade onde o Código da Estrada, em matéria de estacionamento, é uma mera sugestão), mas podia ter sido noutro lado qualquer deste país, amante e praticante fervoroso das Leis-da-Treta.

11 comentários:

Paulo Ferrero disse...

Leis da treta. Lembro-me que há alguns anos era ver a polícia a desimpedir os namorados que namoravam dentro dos carros, à beirinha do rio, he, he, hoje, até já colocaram umas rampas especiais, em cimento, de acesso ilegal (!) para os carros que quiserm subir para o passeio junto ao rio, a partir do parque de estacionamento do restaurante/pizzaria, junto ao Museu da Electricidade. Ninguém respeita nada.

Anónimo disse...

As leis-da-treta só existem porque as AUTORIDADES se transformaram em "autoridades".

Daí, que seja uma delícia ver agora candidatar-se, a Lisboa, o mais recente responsável nacional pela sua existência.

R.

Anónimo disse...

O Vazio legal não existe uma vez que
A Lei Existe ,
Possivelmente quem compra um automóvel destes que é considerado um ligeiro pela lei, vê-se com sérias dificuldades em estacionar, dada a proliferação de sinais camarários, não estipulados por lei.

Anónimo disse...

Já consultou o código da estrada para ver se o sinal de proibição que mostra na fotografia existe????
Facilito-lhe a vida. Não existe.

Nuno Ribeiro

Carlos Medina Ribeiro disse...

Pois, já me disseram que o sinal não existe. Se assim for, a coisa ainda é pior:

Há alguém, nessa terra, a quem foi dada (ou reconhecida) uma autoridade da treta para colocar (não só aqui como noutros locais da cidade) avisos de proibição ilegais.

Anónimo disse...

Se eu tiver um Fiat Ducato com uma carga de tijolo.
Ou uma Ford Transit com um carregamento de fardos de palha.
Poderia estacionar neste local
em Lagos ou noutro parque de estacionamento com este sinal??
Estou com esse problema!!!

Anónimo disse...

Sim.

Dentro do princípio da «ética republicana» que Pina Moura nos recordou ("Tudo o que não é proibido é permitido"), pode estacionar, ali, até uma carroça rebocada por elefantes.

Unknown disse...

É proibido estacionar em cima dos passeios não é??? Todos nos temos isso presente desde que tiramos a carta de condução e continuamos a estacionar sem nos preocuparmos que idosos,deficientes e o mais comum dos mortais pode sofrer com isso....Preocupam-se com o estacionamento das autocaravanas, quem não as tem, porque não podem, mas gostavam de desfrutar de tais mordomias e ai talvez fizessem pior do que apontam.Deixem disfrutar quem pode,apontem erros de falta de civismo puro, para que possam ser corrigidos e não de transgressões que não são pois maior transgressão fazem as CM que colocão sinais que não existem no codigo de estrada.

Anónimo disse...

Pois é caro bloguer, somos um país onde impera o senso comum e se manda para a fogueira, como na idade média, as «bruxas» só porque elas têm ou fazem algo que os sentidos atrofiados da maioria não vislumbram.
Claro que a culpa não é toda dessa maioria mas tambem de dirigentes ineptos que não fazem o trabalho para o qual foram empossados.

Manuel

Anónimo disse...

Eu conheço o local, está assim há anos, e vai continuar a estar.

Mas, de duas, uma:

Ou o sinal de «Interdito a autocaravanas» é legal - e a referência às "leis da treta" tem a ver com a situação que se vê na imagem (o sinal não é respeitado e - presume-se - não sucede nada ao infractor);

ou o sinal é ilegal, e então a "lei da treta" é, precisamente, a sua existência e manutenção, pois não devia lá estar.

Quer num caso, quer noutro, é o nosso «País do faz-de-conta» em todo o seu esplendor, e ninguém se preocupa com isso - nem sequer aqueles a quem pagamos para o fazer (PSP, autarcas, GNR, etc).

The girl who loves you disse...

nao e um comentario e uma pergunta como e que podemos saber se um sinal está homolgado por lei?

maria joaquina