domingo, janeiro 29, 2012

No reino do absurdo

Av. Barbosa Du Bocage
26 Jan 12
O QUE aqui se vê confirma o dito de que nem tudo o que parece... é. Então do que se trata - e que me levou a registar a cena e a partilhá-la convosco?
(A resposta será dada, em "actualização", com recurso a uma 3ª foto).
.
Actualização

A primeira coisa que salta à vista é o facto de haver um carro estacionado num lugar destinado a motociclos - e foi isso que me levou a tirar as fotos de cima. Mas, depois, reparei que havia sido colocado no tablier, bem visível, um papelinho - que, logicamente, devia conter a explicação (do género «Volto já»).
Assim era: tratava-se de uma fotocópia de uma multa (de 60-300€...) que em tempos lhe foi aplicada pela Polícia Municipal pelo facto de ter em tempos estacionado o carro num local destinado a carros - quando, pela lei, é considerado... um motociclo.
Estamos sempre a aprender!

quinta-feira, janeiro 26, 2012

Apontamentos analfabéticos

Aviso numa marisqueira da Av. Almirante Reis
.
Apesar da correcção da "remudelação", ainda ficou qualquer coisa por acertar...

quarta-feira, janeiro 25, 2012

Pergunta de algibeira

A SENHORA que se vê do lado direito está em vias de colocar um "papelinho amarelo" no pára-brisas do Mercedes, estacionado numa paragem da Carris.
Pergunta-se: Alguém adivinha o que sucedeu ao referido papel nos minutos seguintes?

(A resposta será aqui dada, ainda hoje, sob a forma de um link onde o mistério é desvendado).
.
Actualização (19h45m): a resposta pode ser vista [aqui].

segunda-feira, janeiro 23, 2012

Vila Raul


Escondida, perto das Amoreiras, perdida no tempo, até ao camartelo que há-de chegar um dia. Vilas operárias, sem eira nem beira, que é como quem diz, quem lhes dera ser doutra terra.

domingo, janeiro 22, 2012

Apontamentos "analfabéticos"

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, na penúltima palavra o 1.º "C" está a mais...

quarta-feira, janeiro 18, 2012

Apontamentos de Lisboa

Av. Almirante Reis
5 e 7 Jan 12

sábado, janeiro 14, 2012

No reino das Leis-da-Treta

POUCOS metros separam os locais destas fotos, tiradas uma a seguir à outra, numa manhã de sexta-feira, em Lisboa (Praça de Londres e Av. de Paris).
Segundo os critérios habituais da EMEL e da Polícia Municipal do burgo (a PSP tem uma Divisão de Trânsito, mas não desce a estas minudências...), os dois carros de cima em breve serão bloqueados - porque estão num lugar destinado ao carregamento de carros eléctricos... Quanto à camioneta (que, entre 'outras coisas', ocupa um lugar reservado a deficientes), nada acontecerá, pois é de gente que"está a trabalhar".

quinta-feira, janeiro 12, 2012

Apontamentos de Lisboa

Uma expressão curiosa...

terça-feira, janeiro 10, 2012

Apontamentos de Lisboa

COMO estas duas fotos foram tiradas uma a seguir à outra e no mesmo local, pode parecer que documentam uma situação semelhante à que ontem aqui se mostrou: algumas pessoas que utilizam os McDonald's acham que há sítios melhores para colocar os detritos do que os caixotes colocados para esse efeito.
Mas há uma grande diferença: neste caso, há uma plantinha que está a ser acarinhada - adubada com batatas fritas, maionese, ketchup.
.. (para já não falar das "beatas", pois o tabaco também é 100% orgânico e, por isso, decerto nutritivo).
.

segunda-feira, janeiro 09, 2012

Apontamentos de Lisboa


Alguém sabe para que servia este recipiente verde, que aqui se vê?
(A resposta será dada, em "actualização", sob a forma de um link para fotos adicionais)
.
Actualização: a resposta já pode ser vista [aqui].

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Arte urbana ou "engraçadismo"?

Lisboa, Praça do Chile
Estátua de Fernão de Magalhães
JÁ POR várias vezes se referiu aqui o curioso hábito da autarquia de Lisboa de alugar espaços públicos (por vezes praças e avenidas inteiras, e por vários dias!) para eventos de carácter publicitário (da SIC, da Renault, da Skoda, do Continente, da TMN...). Mas a utilização dos monumentos nacionais para exercícios de arte urbana talvez merecesse uma outra abordagem.

O que acham?
.
NOTA: Ressalve-se que, neste caso (e ao contrário dos atrás referidos), não parece haver ninguém a ganhar dinheiro com o "exercício artístico"; e também não está em causa a "arte do artista", em si mesma.
À volta da praça, há sempre gente a fotografar a cena, e os comentários que se ouvem são todos do género "Ai que engraçado!". A questão que aqui se coloca é, pois: «Deverão os monumentos estar protegidos (com ou sem guarda-chuvas...) do nacional-engraçadismo - ou não?»

segunda-feira, janeiro 02, 2012

Apontamentos de uma terra sem uma gota de auto-estima

Av. Almirante Reis, hoje
.
EM MATÉRIA de ex-libris de Lisboa, não falta por onde escolher: tocos de árvore, pilaretes derrubados, sacos de lixo avulso...

domingo, janeiro 01, 2012

Feliz Ano Novo!

A PROPÓSITO da crise e da austeridade dela decorrente, esta imagem tem circulado a ilustrar e-mails com os habituais votos de Feliz Ano Novo - a ideia é que "se queres lagosta, vais ter de contentar-te com uma assim!".

Isso até poderá nem fazer diferença para os vegetarianos; mas, para os outros, o caos de Lisboa ainda permite degustar crustáceos verdadeiros - como se pode confirmar [AQUI]!