tag:blogger.com,1999:blog-38506955.post2488939063306920041..comments2023-09-28T11:12:54.326+01:00Comments on O Carmo e a Trindade: Ciclovias - Análise de um caso concretoO Carmo e a Trindadehttp://www.blogger.com/profile/04553384866509226791noreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-67304825871749062402009-12-08T23:43:32.357+00:002009-12-08T23:43:32.357+00:00"No caso das imagens da direita, sucede ainda..."No caso das imagens da direita, sucede ainda uma coisa curiosa:<br /><br />Como o piso da ciclovia é mais liso do que o do passeio, é naquela que circulam os poucos peões que por ali passam..."<br /><br />O que remete para esse verdadeiro anacronismo lisboeta: os passeios da cidade. Preservar-se a calçada, como a conhecemos, em zonas históricas, ou onde isso seja esteticamente relevante, sem dúvida. E então preservar mesmo! Mas insistir-se em calcetar os passeios, por todo o lado - novas ruas e bairros incluídos -, apenas para que esses passeios se deformem sem apelo nem agravo, se levantem paralepípedos, e sejam escorregadios como sabão, em dias de chuva - ou simples "humidade" -, tornando-se verdadeiras armadilhas para pessoas menos ágeis (e não só)... <br /><br />Em nome de que superior valor? <br /><br />CostaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-39574370925354561622009-12-08T19:18:06.055+00:002009-12-08T19:18:06.055+00:00Foi para uma coisa parecida com que o sr. CMR menc...Foi para uma coisa parecida com que o sr. CMR mencionou no último parágrafo do último comentário que eu chamei a atenção no primeiro comentário a este post...<br /><br />O pessoal que superintendeu a construção das ciclovias, se não tem outras limitações, tem pelo menos uma: é manifestamente incompetente.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-12613750469534426112009-12-08T17:16:21.030+00:002009-12-08T17:16:21.030+00:00Todos nós, como peões, queremos passeios amplos, c...Todos nós, como peões, queremos passeios amplos, com bom piso, sem carros, etc.<br />Mas esses passeios devem ser feitos... onde haja peões!<br /><br />No caso das imagens da direita, sucede ainda uma coisa curiosa:<br /><br />Como o piso da ciclovia é mais liso do que o do passeio, é naquela que circulam os poucos peões que por ali passam...Carlos Medina Ribeirohttps://www.blogger.com/profile/06852063579925203749noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-54880095824815615612009-12-08T12:19:20.035+00:002009-12-08T12:19:20.035+00:00Eu talvez não me tenha explicado bem:
Conheço a z...Eu talvez não me tenha explicado bem:<br /><br />Conheço a zona há 57 anos, e posso garantir que teria sido possível fazer a ciclovia (e até colocar as árvores) sem destruir um único lugar de estacionamento.<br /><br />Veja-se o que sucedeu do lado esquerdo das imagens, onde <b>não há ciclovia</b> nenhuma:<br />Destruíram-se uns 20 lugares de estacionamento (ordenado, legal e pago) para criar uma zona com gravilha... que nem aos peões aproveita, pois não se consegue lá andar.Carlos Medina Ribeirohttps://www.blogger.com/profile/06852063579925203749noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-91714189657386866362009-12-08T03:20:48.212+00:002009-12-08T03:20:48.212+00:00SIM às ciclovias. SIM aos passeios espaçosos. NÃO ...SIM às ciclovias. SIM aos passeios espaçosos. NÃO às obras às 3 pancadas, feitas por gente que não conhece minimamente a realidade do bairros.<br /><br />Espero ter respondido ao seu caso concreto, Sr.Carlos.João Paulonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-75350647776570443612009-12-07T20:38:33.060+00:002009-12-07T20:38:33.060+00:00Não está em causa a bondade das ciclovias. Como se...Não está em causa a bondade das ciclovias. Como se diz no título, o que se pede é que se olhe para <b>este caso</b> concreto.<br /><br />1 - Numa sociedade urbana moderna, tem de haver um equilíbrio. Deve haver lugar para o peão, para o ciclista, para o automobilista - e até para a camioneta de abastecimentos.<br /><br />2 - Aqui, temos um passeio de 3 m numa zona onde quase não há peões (nem vai haver, porque as casas são do outro lado), e a abolição de dezenas de lugares de estacionamento. Criou-se um desequilíbrio desnecessário.<br /><br />3 - Se se quer - e bem! - que as pessoas deixem o carro em casa, não se pode, ao mesmo tempo, tirar-lhes os lugares.<br />Foi o que aqui sucedeu e eu sei do que falo, pois sou morador na zona (e até pago a taxa de estacionamento de residente).<br /><br />4 - Resumindo e concluindo: tudo indica que quem projectou este trabalho não conhece minimamente a realidade do bairro.Carlos Medina Ribeirohttps://www.blogger.com/profile/06852063579925203749noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-11311696742409125582009-12-07T18:20:52.692+00:002009-12-07T18:20:52.692+00:00a única coisa de mal que vejo é a anormalidade da ...a única coisa de mal que vejo é a anormalidade da 4ª foto... o resultado destas alterações só se irá verificar a médio/longo prazo... ou queriam que começassem a aparecer ciclistas atrás das máquinas de alcatroar... em carnide, aos poucos vão-se vendo mais utilizadores da ciclovia durante a semana..<br /><br />também digo que as ciclovias não são a melhor solução para haver um grande uso de bicicletas mas num país em que pouco se respeita o próximo, é o que se pode arranjar.. um bocado como os pilaretes nos passeios...<br /><br />ricardoUnknownhttps://www.blogger.com/profile/01680037361523256817noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-48345260761703654502009-12-07T18:02:08.549+00:002009-12-07T18:02:08.549+00:00Carlos,
Eu acho que esse balanço só poderemos faz...Carlos,<br /><br />Eu acho que esse balanço só poderemos fazer daqui a uns anos!<br /><br />pedrocontrospilaretesAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-29877573783533452792009-12-07T15:59:34.381+00:002009-12-07T15:59:34.381+00:00Quer-me parecer (não conhecendo eu todas as ciclov...Quer-me parecer (não conhecendo eu todas as ciclovias que apareceram em Lisboa) que têm uma utilização muito reduzida na generalidade, designadamente aos dias da semana, o que se compreende.<br /><br />Parece-me que a utilização das bicicletas terá outras possibilidades em cidades onde as zonas centrais são densamente habitadas e são planas, coisas que não sucedem em Lisboa. Quem vem da Outra Banda, ou pelo IC19, ou pela A1, etc, fazer o que tiver a fazer em Lisboa, andará de bicicleta aos fins de semana (se andar).<br /><br />Depois, as ciclovias surgiram como uma febre, feitas às três pancadas e com a intenção de mostrar obra.<br /><br />Duvido que constituam alguma malha estruturada e concebida com visão.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-81142903261840680222009-12-06T16:23:21.187+00:002009-12-06T16:23:21.187+00:00Acresce que do lado Sul não há casas, e quem vai p...Acresce que do lado Sul não há casas, e quem vai para a estação da Refer vai por dentro (pelo passadiço, que até tem tapete-rolante!)<br /><br />Os 3m de passeio não são proporcionais à sua utilidade.Carlos Medina Ribeirohttps://www.blogger.com/profile/06852063579925203749noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-83178289597470701722009-12-06T15:59:09.494+00:002009-12-06T15:59:09.494+00:00(se quiserem)(se quiserem)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-49349143263503543802009-12-06T15:58:45.572+00:002009-12-06T15:58:45.572+00:00E na ciclovia que começa no Cais-do-Sodré, só os c...E na ciclovia que começa no Cais-do-Sodré, só os ciclistas têm direito a piso alcatroado, que os peões, se quiseram, que andem pela antiga calçada de pedras.<br /><br />Abençoada câmara, que tão bem trabalha.Anonymousnoreply@blogger.com