tag:blogger.com,1999:blog-38506955.post2664919996949835400..comments2023-09-28T11:12:54.326+01:00Comments on O Carmo e a Trindade: O PÚBLICO percorreu o centro da cidade com o arquitecto Manuel Graça DiasO Carmo e a Trindadehttp://www.blogger.com/profile/04553384866509226791noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-18057453239989231312008-07-24T12:38:00.000+01:002008-07-24T12:38:00.000+01:00Outra tolice recorrente neste tipo de "artistas": ...Outra tolice recorrente neste tipo de "artistas":<BR/><BR/><BR/> «É fundamental [a C. M. L.] dar um murro na mesa e conseguir-se entrar em negociações com os operadores [de Transportes Colectivos]».<BR/><BR/><BR/><BR/> É triste o nosso discursinho "bem-pensante" e que passa o crivo (ignorantíssimo) dos meios de comunicação continuar a repisar inutilmente esta tecla do "murro na mesa". É suposto resolver as coisas ao murro? É a dar murros na mesa que se pretende dar início a um diálogo sério entre os operadores de Transportes Colectivos da Cidade e as "autoridades" municipais?<BR/><BR/><BR/> Não estarão os senhores jornalistas "carecas" de saber - e o senhor Arquitecto também, não? - que a C. M. L. não põe nem dispõe sobre o sistema de Transportes em Lisboa?<BR/><BR/><BR/> Primeiro porque NÃO TEM COMPETÊNCIA LEGAL para tal e segundo porque não dá um cêntimo para cobrir o respectivo défice de exploração?<BR/><BR/><BR/> Nunca estes senhores terão ouvido falar numa pomposa «Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa», criada nos tempos do Governo de Durão Barroso/Carmona Rodrigues, "instalada" por um Comissão Instaladora presidida pela Dr.ª Marina Fereira e, até à data, ABSOLUTAMENTE VIRTUAL, porque o seu proposto "modelo de funcionamento" ainda não obteve um mínimo de consenso por parte das Câmaras da A. M. L., ou seja, "o que nasce torto,tarde ou nunca se endireita"?<BR/><BR/><BR/> Qual é a função do "jornalismo de referência", desinformar o pýublico, dando acrìticamente voz a voz a quem não parece ter competência para falar sobre matérias que excedem, em muito, o que se aprende nas academias de arquitectura em Portugal?<BR/><BR/><BR/> Ant.º das Neves Castanho,<BR/> lisboeta e Urbanista<BR/> (com 20 anos de PRÁTICA).Ant.º das Neves Castanhohttps://www.blogger.com/profile/00678329146180224256noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-18661970201721609612008-07-24T12:26:00.000+01:002008-07-24T12:26:00.000+01:00Valha-nos S. Cristóvão... Atente-se nesta fra...Valha-nos S. Cristóvão...<BR/><BR/><BR/> Atente-se nesta frase:<BR/><BR/><BR/>"Ainda não há uma oferta de transporte público que, pela sua qualidade, preço e conforto, desencoraje o uso do automóvel".<BR/><BR/><BR/> Repito: QUALIDADE, PREÇO e CONFORTO!<BR/><BR/><BR/> São estas sempre as únicas ideias que brotam destas cabeças ignorantes sobre transportes, sobretudo quando essas cabecitas encimam pessoas que não andam de transportes públicos desde os tempos do Liceu!<BR/><BR/><BR/> QUALIDADE, PREÇO E CONFORTO nos transportes em Lisboa são apanágio do TRANSPORTE INDIVIDUAL!<BR/><BR/><BR/> Quem realmente conhece o que é andar de Transporte Colectivo, especialmente de autocarro (vá lá, valha-nos o Metro...), sabe que a ambição dos seus utentes é radicalmente diversa e centra-se, muito modestamente, em três aspectos fundamentais: FIABILIDADE, horário de funcionamento e segurança!<BR/><BR/><BR/> Aspectos básicos que, infelizmente, NÃO ESTÃO GARANTIDOS AINDA pela Carris e que, a serem assegurados, poderão fazer muito pelo aumento das viagens em autocarro na Cidade de Lisboa!<BR/><BR/><BR/> Isto de pensar que um dia será possível ter autocarros que compitam com o pó-pó e que levem as Famílias da classe média alta a prescindir dele é um objectivo utópico e irrealista.<BR/><BR/><BR/> Tomáramos nós que o serviço de autocarros conseguisse captar todos os seus potenciais utilizadores, que são as pessoas de classes menos favorecidas, que hoje NÃO USAM OS TRANSPORTES e são forçadas a ter de suportar os custos do automóvel particular por não verem garantidos os tais objectivos básicos, quanto mais as fantasias dos senhores arquitectos...<BR/><BR/><BR/> Mas há mais. A seguir...Ant.º das Neves Castanhohttps://www.blogger.com/profile/00678329146180224256noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-70805887455325986522008-07-23T15:41:00.000+01:002008-07-23T15:41:00.000+01:00Texto roubado no Lisboa S.O.S."O arquitecto Manuel...Texto roubado no Lisboa S.O.S.<BR/><BR/>"O arquitecto Manuel Graça Dias desvaloriza o problema, que entende ser 'muito pequeno-burguês, de dona de casa, superficial'. 'Podemos ter uma cidade com imensa qualidade, apesar de as ruas estarem um pouco sujas e sarapintadas com graffiti', contrapõe. 'As pessoas que nunca foram à Índia e a África não sabem o que é uma cidade verdadeiramente suja. O que aqui vemos é uma cidade moderadamente suja.'"<BR/><BR/>In Público, 21/07/08 <BR/><BR/>Será que este sr. tomou uns copitos a mais no Martinho.....ou perdeu boa ocasião para estar calado?<BR/><BR/>JAAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-29869577129821815252008-07-23T13:31:00.000+01:002008-07-23T13:31:00.000+01:00Pena que este passeio tenha sido feito com óculos ...Pena que este passeio tenha sido feito com óculos de sol tão opacos. <BR/>Porque não uma vista de olhos no Lisboa S.O.S......em vez "do Martinho não servir refeições depois das 22 horas". Sinceramente....bla, bla, bla ! <BR/>Lisboa está em queda livre....AGORA ! <BR/><BR/>JAAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-69284632090199426012008-07-21T17:07:00.000+01:002008-07-21T17:07:00.000+01:00deixem-me que vos faça uma sugestão: alterem um po...deixem-me que vos faça uma sugestão: alterem um pouco o layout, pelo menos na parte dos textos, porque o texto está tão concentrado que é quase impenetrável.Tiago Moreira Ramalhohttps://www.blogger.com/profile/07685529070249211904noreply@blogger.com