tag:blogger.com,1999:blog-38506955.post8016677408014136133..comments2023-09-28T11:12:54.326+01:00Comments on O Carmo e a Trindade: «Assalto a Lisboa»O Carmo e a Trindadehttp://www.blogger.com/profile/04553384866509226791noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-39314137018394802832008-10-26T23:14:00.000+00:002008-10-26T23:14:00.000+00:00Sobre este assunto, gostaria de salientar alguns q...Sobre este assunto, gostaria de salientar alguns que considero essenciais, já referidos noutro blog:<BR/><BR/>Primeiro ponto – Relativo à pouca informação e “secretismo” do caso. Assumo efectivamente que a questão tem sido tratada com algum sigilo, o que é efectivamente criticável a luz do interesse público do projecto. Não tentando desculpar ou justificar a postura da APL e do governo (não é essa de todo a minha intenção) penso que, em parte, esta atitude é justificada pelo medo de que a situação seja deturpada (como está a ser) e que a discussão seja conduzida para o campo da emoção e dos argumentos fáceis, inviabilizando um projecto de extremo interesse nacional. Assim, certamente concordará que a opinião pública é extremamente sensível a argumentos que consegue assimilar facilmente: Coelho na Mota-Engil; “muralha de contentores!”, “mandem o terminal rio acima e vamos é reabilitar a zona fazendo um terminal de cruzeiros!”, “mandem os contentores para Setúbal”). Por outro lado, os argumentos técnicos são extremamente difíceis de transmitir, tendo uma permeabilidade reduzidíssima na opinião pública. Veja por exemplo a discussão acerca do malfadado aeroporto: ao longo de todo o período de discussão o que contou foi um “acto de fé” do governo na Ota, até que uma decisão técnica (que nunca foi explicada, porque é difícil explicar engenharia nos media!) inverteu todo o processo. No caso de Alcântara parece que a questão do silêncio se justifica também por um receio de confrontar argumentos “populistas e demagógicos” com a questão técnica, que é o que verdadeiramente deve contar! Não concordo com a postura do governo, mas de certa forma compreendo-a. <BR/><BR/>Segundo ponto – Relativo à importância estratégica de Alcântara. O terminal de Alcântara, assumindo que se destina a tráfego Deep-Sea, só pode ser situado ali ou na Trafaria e nunca mais a montante (por exemplo Sta. Apolónia) pois os findos são insuficientes (são necessários 16 metros de profundidade) e o custo das dragagens incomportável. A nível nacional, e como já referi, apenas Sines tem condições semelhantes. Dada a vocação maioritariamente de transhipment (transbordo de contentores de barcos que seguem diferentes rotas) e as más acessibilidades que (ainda) têm, considero que este porto por si, e no curto prazo, não será suficiente para garantir a movimentação de contentores deep-sea gerada por Portugal e por parte da Estremadura espanhola. Assim será importante ter uma alternativa, ou seja, o Porto de Lisboa! Dentro de Lisboa a alternativa consiste num terminal na Trafaria, que nunca estaria pronto em tempo útil, (falta de acesso ferroviário, passagem para a margem norte, construção de um terminal de raiz) e teria um custo muito superior (mais de 2 a 3 vezes!) os 200 milhões de Alcântara. Adicionalmente, a situação de Lisboa é muito mais vantajosa que Sines, pois mais de 705 dos contentores transportados se destinam à zona a Norte do Tejo, sendo mesmo a maioria destinada à Grande Lisboa. O custo do transporte de Sines penaliza a grandemente a competitividade.<BR/><BR/>Terceiro ponto – Relativamente à questão urbanística. Não discuto que a frente ribeirinha ganharia mais com outros usos. Não discuto também que um terminal deste tipo traz necessariamente tráfego de pesados. Mais uma vez o que defendo é uma questão de prioridades estratégicas – um país sem indústria e sem forma de escoar a sua produção empobrece, por muitas esplanadas que nele sejam construídas…! Efectivamente o novo terminal de cruzeiros poderia passar para Alcântara…só que Alcântara não poderia passar para Santa Apolónia, pois os navios de cruzeiros, apesar de serem incrivelmente altos, não necessitam de tanta profundidade (têm calados muito inferiores). Assim, a criação de um terminal de cruzeiros em Alcântara impediria a existência (no curo e médio prazo) de um terminal deep-sea em Lisboa, com as desvantagens para o país que já referi. Da mesma forma gostaria de salientar que o projecto actual não trará constrangimentos visuais adicionais, pois, apenas uma pequena parcela do cais será prolongada, em termos longitudinais, e num local actualmente escondido por edifícios degradados. <BR/><BR/>Atrevo-me a acrescentar que em minha opinião (chamem-me criminoso se quiserem!) um projecto verdadeiramente bem conseguido para o terminal de contentores deveria considerar o aterro da Doca do Espanhol (existem inúmeras docas em Lisboa assoreadas e sub-aproveitadas) criando-se um terminal dotado de boas condições de operação. Acredito que esta alternativa obviamente nem foi discutida dadas as posições reaccionárias que desencadearia. Saliente-se também que este projecto vai permitir melhorar muito a questão do atravessamento ferroviário em Alcântara, fazendo os comboios de mercadorias passarem sobre a rodovia, em túnel.<BR/><BR/>Quarto ponto – Sobre a prorrogação do contrato existente. A Mota-Engil é certamente uma empresa de grande influência, tendo nos seus quadros vários membros de ex-governos e deputados (de pelos menos 3 cores partidárias). O argumento do favorecimento tem de ser mais sustentado do que baseando-nos apenas numa constatação de quem é o CEO! <BR/><BR/>O terminal de Alcântara esta saturado, o que é inquestionável. Para se realizarem essas obras hoje existem duas alternativas: resgatar a concessão e proceder a um concurso público - o que implicaria pagar à Liscont uma verba correspondente ao que iria lucrar pelo direito que tem de explorar aquele espaço até 2015 - ou em alternativa negociar a prorrogação do contrato existente de forma a que a actual concessionária faça os investimento necessários, mediante o aumento do número de anos de exploração concedidos. Foi adoptada a segunda alternativa, que me parece perfeitamente legal, mesmo face ao decreto-lei de 1994, que restringe a duração INICIAL do contrato a 30 anos, não sendo esta disposição aplicável a posteriores prorrogações justificadas com base no interesse público. A este respeito desafio-o e ver qual a duração real de concessão dos terminais de contentores do norte da Europa (existem casos de operadores com contratos de 60 anos), fruto do intenso crescimento e modernização desse negócio, que impõe investimentos constantes. <BR/><BR/>A terceira alternativa, esperar por 2015 para realizar novo concurso que incluísse as obra, parece-me a mais disparatada pois implicaria manter o terminal num ponto de saturação, com as péssimas acessibilidades que agora tem, durante mais 7 anos. <BR/><BR/>O que penso é que a Liscont e o Governo deveriam explicara adequadamente estes factos às pessoas que tendem a ser mais sensíveis as questões do urbanismo da (sua!?) cidade, do que ao interesse nacional de um negócio (feio!) que não conhecem.<BR/><BR/>Cumprimentos, <BR/>AFFAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-6074607367371280932008-10-23T10:38:00.000+01:002008-10-23T10:38:00.000+01:00(...9 já sei quem lhe tirou o portátil ; )(...9 já sei quem lhe tirou o portátil ; )Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-34259253063629299792008-10-22T12:04:00.000+01:002008-10-22T12:04:00.000+01:00Até dói!"Decreto-Lei nº 188/2008, de 23 de Setembr...Até dói!<BR/><BR/>"Decreto-Lei nº 188/2008, de 23 de Setembro, tem de ser investigado - pela Assembleia da República, pelo Tribunal de Contas, pela Procuradoria-Geral da República."<BR/><BR/>Seria importante que o PR também tivesse dúvidas...sobre este assunto.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-51807812787272849212008-10-21T15:57:00.000+01:002008-10-21T15:57:00.000+01:00É aterrador, não é? E da maneira que está não vamo...É aterrador, não é? E da maneira que está não vamos conseguir fazer nada! Nada!<BR/>Cumpts.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38506955.post-73923343785786443242008-10-20T17:50:00.000+01:002008-10-20T17:50:00.000+01:00Sobre este tema, sugito igualmente a leitura deste...Sobre este tema, sugito igualmente a leitura <A HREF="http://www.scribd.com/doc/5593555/Terminal-Alcantara-JM-Cerejeira" REL="nofollow">deste artigo</A>.Luís Serpahttps://www.blogger.com/profile/03265714001604718455noreply@blogger.com