quarta-feira, fevereiro 28, 2007

História de Lisboa

Lisboa é uma das mais antigas cidades da Europa, tendo sido fundada há mais de três milénios. É juntamente com Setúbal, Alcácer do Sal e algumas cidades do Algarve a mais antiga de Portugal e também a segunda mais velha capital da União Europeia, após Atenas, mais antiga por quatro séculos que Roma.

A sua história circula à volta da sua posição estratégica na foz do maior rio da Península Ibérica, o Tejo; do seu porto natural ser o melhor para o reabastecimento dos barcos que fazem o comércio entre o Mar do Norte e o Mediterrâneo; além da sua proximidade no extremo Sul e Ocidente da Europa, com os novos continentes da África Subsahariana e da América.

Pré-história

Existem vestígios de ocupação humana na área que hoje é Lisboa de há muitos milhares de anos, atraídos pela proximidade do rio Tejo. Os primeiros habitantes humanos da região teriam sido os Neandertais, extintos há cerca de 30.000 anos pela chegada à Península do Homem moderno. Durante o período Neolítico, os povos Iberos da região contruiram os megalitos de função religiosa, tal como os restantes povos da Europa Atlântica: dólmenes, menires e cromeleques terão sido comuns, e alguns ainda sobrevivem hoje na zona.

Índice:

2 Alis Ubbo: A fundação fenícia
3 Olissipo: Lisboa romana
4 As Invasões e os Germanos
5 Al-Ushbuna: Lisboa Muçulmana
6 Cruzadas: Portugal conquista Lisboa
7 Revolução
8 Lisboa, a Senhora dos Mares
9 Domínio Filipino
10 O Ouro do Brasil
11 Século das Luzes
12 Guerra Civil: Liberais e Conservadores
13 Lisboa entre a Europa e a África
14 A Revolução de 1910
15 República
16 Referências
17 Ver também

Fonte: Wikipédia

Sem comentários: