sábado, fevereiro 24, 2007

Sem regras nem apitos

Sazonal e periodicamente, com maior ou menor intensidade, a cena repete-se.
À hora a que escrevo este post, o bairro estará certamente vazio de carros, restando algumas dúzias de pneus pendurados nos passeios de calçada portuguesa, já de si bastante danificados de tanto peso.
Falo de futebol. Escrevo sobre Telheiras, como poderia porventura falar de outras zonas próximas de estádios. Cruzo o bairro por volta das 20 horas, transformado por algum tempo num gigante parque de estacionamento. Nada escapa: a 2ª circular, os passeios (não há pilaretes, não se salva um), zonas ajardinadas, passadeiras, curvas. Não me espantaria se um destes dias encontrasse algum carro pendurado numa árvore.
Já por diversas vezes alertei as autoridades. Suponho que estejam dentro do estádio. Podia até ser uma piada, mas é uma tristeza. Tenho conhecimento de que, pelo menos, uma vez, uma ambulância teve que ficar afastada da porta de um doente que ia buscar por não ter conseguido passar.
E os carros a bloquear as bocas de incêndio? Porque estas também não escapam. Qualquer buraquinho serve, desde que a viatura se encaixe. E se não encaixar fica com as rodas na estrada que também não é problema nenhum.
Não há a noção de que se trata de um bairro residencial (ninguém diria, com o constante ruído que vem do eixo norte-sul, mas não é disso que se trata agora) e que devem existir medidas de segurança. Enquanto isso, a vida dos moradores está condicionada por jogos de futebol: chegar (bastante) cedo ou já depois do apito final. Quem precisa de circular a pé, sempre pode usar a estrada, que é larga. Estação de metro? Praticamente à porta do estádio.
Sei que é uma indignação cansativa e inglória. É lamentável, mas isto só vai com pilaretes. I rest my case.
(Maria Isabel Goulão)

1 comentário:

C.M. disse...

Telheiras em dia de futebol, é um caos. Que se estende até ao Alto da Faia e Paço do Lumiar. E Campo Grande...estacionamentos em plena via...

Mas a PSP, como se trata de futebol, "esquece" que o CE não está a ser respeitado...as multas são para os outros...e para o dia seguinte...

Valha a verdade que é esta a PSP que merecemos, sem dúvida..