sexta-feira, outubro 05, 2007

Distrital de Lisboa do PSD já mexe para novas eleições...

... Mas, tanto quanto amigos que conhecem os Estatutos me alertam, isso só poderá acontecer em caso de renúncia de Paula Teixeira da Cruz que, nesse caso, deverá marcar eleições antecipadas e anunciar se se candidata ou não. Considero, de qualquer modo, pouco provável que PTC queira ou mesmo tenha condições para continuar à frente da Distrital, depois da avaliação e balanço que fez e que registei também: «Esta derrota foi a derrota dos valores, dos princípios e das causas». Mais clara, não era possível. Aliás, inferiu-se desse mesmo comentário que PTC iria convocar eleições antecipadas para a Distrital a que ainda preside. Então, se PTC renuncia, aí sim, avançam Carlos Carreiras, da câmara de Cascais, e Helena Lopes da Costa.
.
(Tinha esta nota pronta quando, à noite, me informam de que na imprensa de hoje ia haver notícias fresquinhas quanto a eleições na Distrital de Lisboa do PSD. Aqui ficam também: confirma-se: PTC marcou novas eleições e nada nos diz que se recandidate - o que, repito, é pouco provável.)

Última hora
Vitória de Menezes provoca eleições em várias distritais - Diário de Notícias - Lisboa - Paula Teixeira da Cruz decidiu marcar para 8 de Novembro as eleições antecipadas para a distrital do PSD de Lisboa. A actual líder da distrital cumpre a promessa feita na sequência da derrota das eleições intercalares para a autarquia de Lisboa. ...
Ou seja: PTC deve abandonar pelo menos por um tempo. Isto, mesmo que se saiba que Menezes está a trabalhar na criação de um grupo de estratégia do qual poderá vir a fazer parte o marido de PTC, Paulo Teixeira Pinto (ver 'Expresso' de hoje).

Assembleia Municipal de Lisboa
Tudo isto tem especial relevância pelo facto de PTC ser a actual presidente da AML, órgão onde o PSD... ou melhor: os vários PSDs somados detêm a maioria absoluta, num Município em que, na câmara, o PS detém uma maioria relativa - o que, até agora, ainda não trouxe qualquer especial dificuldade à Praça do Município. Ver-se-á com Helena Lopes da Costa - que é quem, julgo, tem melhores condições à partida. Salvo se Menezes quiser mesmo arredar os santanistas, táctica de que deu um sinal agora mesmo, não convidando Santana (que bem se fez à coisa) para liderar uma bancada parlamentar que está cheia de santanistas (era ele o Presidente do PSD aquando das eleições legislativas de 2005). E Menezes quer arredar os santanistas porquê? Segundo uns, para credibilizar o partido. Segundo outros, porque teme que lhe ofusquem o brilho.

Ver-se-á como param as modas daqui em diante. ver-se-á, designadamente, se PTC vai aguentar a pressão e resiste à tentação de renunciar também ao seu lugar de deputada municipal ou, pelo menos, ao seu cargo de presidente do órgão.

Os sinais não tardarão.

1 comentário:

Adjectivos disse...

"..teme que lhe ofusquem o brilho..."? Qual brilho?