domingo, fevereiro 03, 2008

Recomendação sobre "Estacionamento em dias de futebol" aprovada por unanimidade

Recomendação sobre "Estacionamento em dias de futebol" apresentada pelo Grupo Municipal do PEV na sessão da AML de 22 de Janeiro de 2008, aprovada por unanimidade
(...)Os moradores queixam-se dos carros de não residentes estacionados em cima de passadeiras e de quase todos os passeios, danificando-os, não permitindo a sua utilização por parte dos peões em geral, e de deficientes e carrinhos de bebé em particular, gerando-se situações de extrema insegurança na circulação pedonal, bem como da dificuldade de acederem com os seus veículos às respectivas garagens. Queixam-se dos carros estacionados em quase todos os espaços verdes desta zona, que ficam obviamente danificados. As viaturas estacionam também em cima de grande parte da ciclovia, nalguns casos cortando o acesso à mesma e não permitindo a sua utilização. Queixam-se ainda do comércio ambulante de roulotes que abusivamente removem os pilaretes colocados pela Junta de Freguesia e estacionam em cima dos passeios.
Considerando a quase impossibilidade dos moradores em saírem dos seus prédios e garagens; considerando que existem parques, como o do próprio Estádio de Alvalade ou o parque subterrâneo da Praça Central de Telheiras, que se encontram quase vazios na altura em que se realizam os jogos; considerando a dificuldade de circulação dos transportes públicos nas vias circundantes ao estádio e internas do bairro; considerando a falta de civismo de as ruas e as arcadas dos prédios das redondezas ficarem, depois dos jogos, num estado deplorável, cheias de lixo e dejectos fisiológicos.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta dos eleitos do Partido Ecologista “Os Verdes”, recomendar à Câmara Municipal de Lisboa que promova, nos principais estádios:
- campanhas de sensibilização do uso dos transportes públicos na deslocação dos espectadores para o estádio como alternativa ao uso do transporte individual;
- uma correcta sinalização dos locais de estacionamento autorizado;
- uma efectiva fiscalização policial, inviabilizando os estacionamentos abusivos, quer de carros particulares, quer das viaturas do comércio ambulante, ou pela sua imediata remoção;
- que os serviços municipais procedam, com regularidade, à oportuna limpeza dos espaços públicos da zona.
(ISabel G)

4 comentários:

Anónimo disse...

Caríssima vizinha,

De boas intenções..

Eu, que cresci á sombra do Estádio da Luz, há muito que me desenganei neste campo...

Respeitosos cumprimentos,

Anónimo disse...

Dir-se-ia um texto para lavar consciências bem-pensantes. E, infelizmente, nada mais.

Vejamos:

1) Campanhas de sensibilização. O futebol é um "universo" demasiado habituado a estar acima da lei, da civilidade e do bom senso para ser sensibilizável para o que quer que seja, excepto para a visão egoística e infinitamente impune de si mesmo.

Quem se predispõe a estacionar como o faz para ir ver um jogo de futebol, não é sensibilizável; é reprimível.

Talvez fosse sensibilizável - ou talvez essa sensibilização nem fosse necessária -, se desde a mais básica instrução a escola se preocupasse com algum ensino de cidadania. Mas, num país que presta uma adoração doentia pelo futebol - aliás abundamentamente incentivada pelo Poder - não se preocupa (pelo contrário, pelo menos em termos de conteúdos formais do ensino).

Nem se preocupam as famílias, onde o mal embrutecedor está profundamente enquistado. Ou não fosse prática mais que gabada o inscrever como sócio do clube a criancinha apenas recém-nascida.

2) A sinalização vai existindo. Aqui em Telheiras, pelo menos, invocar o desconhecimento dos parques no estádio e junto ao estádio, é acto de descarado cinismo.

O que pode acontecer é tais parques se revelarem absolutamente subdimensionados. O que nos remeteria para outras questões. De planeamento urbanístico, de cedência da Câmara aos interesses imobilários dos clubes, etc., etc.

Mas de acordo, torne-se essa sinalização ainda mais óbvia (mal não faz); mas não se espere desse gesto qualquer especial relevância para o caso.

3) Não há coragem, pura e simplesmente, para aplicar a lei, quer quanto ao estacionamento quer quanto às roulotes de "comes e bebes", de cachecóis, bónes ou o que for.

É muito mais fácil caír implacavelmente sobre quem, por exemplo, estacionou no passeio para ir trabalhar (porque TEM que ir trabalhar), para aviar uma receita numa farmácia, ou para ir prestar a vassalagem ao Estado, a que todos somos obrigados, pelas mais corriqueiras razões, nas repartições de finanças e outros (agonizantemente lentos) serviços análogos, do que multar uns milhares de adeptos de futebol de uma só vez.

Haveria motim, seguramente (porque essa gente se sente, enquanto "adepto", acima da lei; e está habituada a estar acima da lei!) e, com toda a probabilidade, teríamos um presidente - pelo menos - de um clube a perorar, indignado, na abertura de todos os telejornais, levado ao colo por uma corte de "jornalistas" babados de pressurosa submissão. O suficiente, é de temer, para fazer rolar cabeças na PSP. Se não mesmo para uma expedição punitiva, sob a forma de assalto à esquadra local, por parte da claque de serviço (a esquadra local, como é óbvio, "caíria" facilmente, sob pretexto da falta de "meios humanos e materiais; que aliás, se reagissem, teriam contra eles toda a "esquerda educada"; talvez até Os Verdes...).

Aquilo a que se assiste é a uma ignomiosa actuação da PSP, "regulando" o caos que pacatamente permite.

Quanto aos comerciantes; que eu saiba, nas imediações dos estádios nem a ASAE se mete. É preciso dizer mais?

4) Os serviços municipais - aqui por Telheiras, pelo menos - nem os "vidrões" conseguem vazar a intervalos aceitáveis.

É preciso mais do que um diplomático texto, redigido de forma castradora e sempre com "respeitinho", muito respeitinho (outra instituição nacional), pelo futebol, seus sacerdotes e seguidores.

Seria necessário que os poderes públicos fizessem - e aceitassem os custos - uma verdadeira guerra contra o mundo do futebol. Nem pensar nisso!

Costa

Ant.º das Neves Castanho disse...

Grande Costa!

Anónimo disse...

O futebol, como sempre, uma bruxa... realmente, no mundo "normal", aconteceria o mesmo em espectáculos de Basquetebol, Andebol, Hóquei em Patins... :(((

Realmente, o cidadão "extra-futebol" é que é educado e polido...

Em concertos de música ou outros espectáculos já isto não acontece. É uma coisa pouco embrutecida.

Mas, num país que presta uma adoração doentia pelo futebol - Nem isto acontece. A maioria dos estádios estão vazios ou "meio-cheios".

O "futebol" demonstra a verdadeira cidadania, pelo menos é coerente.

o mal começa na escola, desde muito cedo, 4\5 anos, com a competição feroz. O mal está na raiz, não na forma acabada.

Na minha opinião, a tragédia está realmente À porta... a tendência é para piorar