domingo, fevereiro 24, 2008

Rock in Rio: quem ganha sempre é a Better World. Essa é que é essa. O resto… são conversas


A miragem miraculosa de «uma pontezinha»

Há dias, na Assembleia Municipal de Lisboa, o meu amigo Modesto Navarro, escritor de muitos talentos, saiu-se com esta verdade indesmentida e talvez até indesmentível: «Não sabemos qual será o total da isenção de taxas e quanto vamos gastar este ano, se um milhão e meio, se meio milhão, se trezentos ou quatrocentos mil euros. O que sabemos é que a empresa promotora ganha sempre. Será uma certeza no nevoeiro do Rock in Rio e da pontezinha, que nós, como portugueses e sebastianistas, muito admiraremos do lado da ignorância e da admiração bacoca».
Há quem tenha andado sempre a gritar contra o RiR e contra os malefícios do festival sobre o Parque da Bela Vista e que de repente descobriu as virtualidades da Better World. Como votaram as forças políticas? Saiba aqui. O PCP sempre votou contra e assim continua. Toda a gente já assinalou que o PS, que costumava pelo menos abster-se, agora propôs e votou a favor; que o BE, que costumava não só votar contra mas ainda barafustar imenso, agora baixou a bola e votou a favor. Tudo porque, diz-se, a Better World é «castigada» e tem de fazer uma pontezinha.
Assim vai Lisboa: de pontezinhas.

Não se sabe a quanto ascende a isenção. Mas garantem-me que devem ser várias centenas de milhares de euros e que a CML vai ainda gastar mais umas centenas de milhares para serviços e reposições. Se assim é, meus amigos, a coisa está pior do que se pensa. Então no meio desta crise financeira acontece uma coisa destas?
Quisera mas é que ou proibissem o RiR naquele local ou pelo menos que a BW tivesse de pagar a reposição verdadeira e acompanhada do Parque e que tivesse normalissimamente de pagar as taxas todas, todinhas, até ao último cêntimo. Evidentemente. O que é que a coloca noutro patamar, diferente dos operadores de câmara da RTP a quem os fiscais da CML querem multar por não terem licença para o tripé?
É a mesma Câmara, não é? Com dois pesos e duas medidas?
Lamento imenso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Oh Zé carlos, mas tu não viste os sapos aos pulos na varanda do Salão Nobre? E não ficaste a saber, só muito depois, que aquela bela representação da PT no Natal (confundir com representação de Natal feita pela PT), teve CUSTOS para a Câmara?
Animação, é preciso animação. A que custo for. Ópio do povo, dizia-se antes.