sábado, maio 03, 2008

O que podemos aprender com a Suécia verde (1)


"Desde o Verão passado que, para entrar ou sair da capital sueca durante o dia, os automobilistas têm de pagar portagem - que se chama imposto de congestão -, uma medida destinada a reduzir o tráfego e a melhorar a qualidade do ar na maior metrópole da Escandinávia, com quase dois milhões de habitantes.
Foram instalados 18 pontos de controlo nos principais acessos ao centro de Estocolmo, sendo os veículos identificados através do reconhecimento óptico da matrícula. O valor da portagem varia ao longo do dia (as horas de ponta são mais penalizadas) e cada entrada e saída é taxada, até a um montante máximo diário de 60 coroas (6,4 euros). Durante a noite, ao fim-de-semana, feriados e em Julho não é paga qualquer portagem e os "veículos ecológicos" e transportes públicos estão isentos.
As portagens devem ser pagas num período de 14 dias, e 75 por cento dos utilizadores frequentes optam pelo débito directo.
O sistema, semelhante ao de Londres e de cidades norueguesas, foi referendado em 2006, em simultâneo com as eleições legislativas, após um período de teste de sete meses. Para surpresa de muitos, o "sim" venceu no município de Estocolmo e o novo Governo liberal - que antes se batera contra as portagens - avançou com a medida, ainda que tenha canalizado as receitas para a construção de novas estradas.
Nove meses depois, há menos 10 a 20 por cento de trânsito (conforme a hora), e a tendência é para aumentar. A.F.P. "
PUBLICO 3-5-2008
(Isabel G)

Sem comentários: