quarta-feira, outubro 29, 2008

Gebalis até pagou o «Grande Livro do Bebé»



"Gebalis até pagou o «Grande Livro do Bebé» IOL
Administradores da empresa municipal de Lisboa acusados de causar prejuízo de 200 mil euros
O «Grande Livro do Bebé», um Cd «Kind of Blue - Miles Davis», DVDs de Woody Allen ou de o «Segredo de Brokeback Mountain», além de um conjunto de caneta e esferográfica de marca Mont Blanc, estas no valor de 1.700 euros, integram a lista de bens que os três ex-administradores da Gebalis, empresa pública municipal que administra o património habitacional de Lisboa, terão adquirido em proveito próprio, com recurso a cartões de crédito da empresa ou mesmo ao fundo de caixa.
Segundo a acusação, que o PortugalDiário consultou, para o prejuízo global de 200 mil euros que o presidente da Gebalis, Francisco Ribeiro e os então vogais executivos, Mário Peças e Clara Costa terão provocado à empresa, contribuíram ainda a utilização frequente, em Portugal ou no estrangeiro, de cartões de crédito para custear refeições, próprias ou com amigos, em dias úteis, fins-de-semana, feriados ou férias.
A utilização dos cartões de crédito seria interpretada como se os respectivos limites fizessem parte da sua remuneração, não obstante todos eles recebessem subsídio de refeição.
Segundo o despacho do Ministério Público, a Gebalis pagou, entre Março de 2006 e 31 de Outubro de 2007, a quantia de €12.738.01 (630 euros mês), respeitante a refeições em proveito pessoal do seu presidente, Francisco Ribeiro, sendo que 35 repastos ocorreram em fins-de-semana/feriados e dias de férias.
O valor das gratificações pagas nos restaurantes foi incluído no preço, ressaltando montantes que, em alguns casos, atingiram os 30 euros. O Ministério Público sublinha que as refeições incluíam muitas das vezes, vinhos de preços avultados, Whisky velho e marisco.
Mário Peças terá gasto, entre Março de 2006 e Outubro de 2007, 40.145.35 euros (dois mil euros por mês) em refeições e em proveito pessoal.
Clara Costa terá pago com cartões de crédito, entre Março de 2006 e Outubro de 2007, a quantia de 11.530.12 euros em deslocações de serviço, pelas quais a arguida recebeu o abono integral de ajudas de custo. À semelhança dos restantes arguidos, as refeições terão ocorrido, por regra, em restaurantes e hotéis de luxo ou de especial requinte gastronómico.
A antiga vogal, Clara Costa já veio refutar todas as acusações, prometendo defender-se em tribunal.
Leia a continuação: «Gebalis pagou viagens ao estrangeiro em férias» "

Sem comentários: