terça-feira, outubro 14, 2008

Terceira Travessia do Tejo em Consulta Pública de Avaliação de Impacte Ambiental

Exposição Ponte para o Futuro na Estação do Oriente


A RAVE inaugura hoje, na presença da Secretária de Estado dos Transportes, Eng.ª Ana Paula Vitorino, a exposição Ponte para o Futuro, onde apresenta duas intervenções relevantes do projecto de Alta Velocidade em Portugal: a Terceira Travessia do Tejo e a Nova Estação do Oriente.
A exposição estará patente durante três meses e decorre em simultâneo com a fase de Consulta Pública do processo de Avaliação de Impacte Ambiental do subtroço Lisboa-Moita, incluindo a Terceira Travessia do Tejo (TTT), no corredor Chelas-Barreiro (Eixo Lisboa–Madrid), que se inicia hoje e termina a 9 de Dezembro.
Com o objectivo de disponibilizar informação e de incentivar a participação dos cidadãos, a exposição Ponte para o Futuro realiza-se na Estação do Oriente, na Galeria Pedonal, piso -2, num espaço de acesso livre e sem restrição de horário.
Os materiais expostos incluem painéis com informação detalhada sobre a TTT, a Estação do Oriente e o projecto de Alta Velocidade. A mostra inclui, igualmente, ecrãs interactivos – com imagens e perspectivas da integração da TTT na paisagem e respectiva inserção urbana, nas margens Norte e Sul, e do projecto de adaptação da Estação –, maquetas dos dois projectos, um filme que simula a travessia da nova ponte e um filme sobre a experiência da Alta Velocidade.
A informação disponibilizada foca também o contributo da Alta Velocidade Ferroviária para o aumento da qualidade de vida dos portugueses, o impacto socioeconómico do projecto, a requalificação urbana, o respeito pelo ambiente e a integração eficiente do projecto português na Rede Transeuropeia de Transportes.
Em síntese, a exposição Ponte para o Futuro é, acima de tudo, um espaço de reflexão, um contributo para o esclarecimento dos cidadãos e um convite ao debate público sobre um novo conceito de mobilidade sustentável.


Terceira Travessia do Tejo em consulta pública

Inicia-se hoje a fase de Consulta Pública no âmbito do procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental do troço Lisboa-Moita, que inclui a Terceira Travessia do Tejo e faz parte do Eixo Lisboa-Madrid do projecto de Alta Velocidade.

O Estudo de Impacte Ambiental e aditamentos podem ser consultados, durante 40 dias úteis, entre 13 de Outubro e 9 de Dezembro, nas Câmaras Municipais de Loures, Lisboa, Barreiro, Moita e Seixal, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) e na Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
O Resumo Não Técnico do Estudo estará disponível nas Juntas de Freguesia de Sacavém, Moscavide, Santa Maria dos Olivais, Marvila, Alvalade, Alto do Pina, Beato, São João de Brito, Lavradio, Barreiro, Alto do Seixalinho, Santo André, Santo António da Charneca, Baixa da Banheira, Vale da Amoreira, Alhos Vedros, Aldeia de Paio Pires e Arrentela.
A RAVE também disponibiliza o Resumo Não Técnico no website www.rave.pt.
O projecto de Alta Velocidade constitui uma aposta central da política europeia de transportes, que visa o reforço da coesão, competitividade e integração do espaço europeu, o desenvolvimento sustentável e o descongestionamento dos principais eixos,
assegurando a interoperabilidade entre modos de transporte.

Resumo não técnico do Estudo de Impacte Ambiental da Terceira Travessia do Tejo

RAVE disponibiliza informação para a PPP Lisboa-Poceirão (incluindo a TTT)
O lançamento da Parceria Público-Privada (PPP) do Troço Lisboa-Poceirão, incluindo a Terceira Travessia do Tejo (TTT) rodo-ferroviária, no corredor Chelas-Barreiro – a segunda do projecto de Alta Velocidade em Portugal –, completará o Eixo Lisboa-Madrid, em território nacional, em conjunto com a PPP Poceirão-Caia, já lançada.

À semelhança do processo do concurso para a primeira PPP, e de modo a possibilitar a antecipação do conhecimento detalhado das características técnicas do troço a incluir neste concurso, os interessados poderão adquirir junto da RAVE uma colecção em suporte digital editável dos estudos relevantes, incluindo informação cartográfica, em formato manipulável, mediante a outorga de um compromisso e termos de acesso à informação disponibilizada e o pagamento do preço de €15.000 (quinze mil euros) acrescido de IVA à taxa legal.
Por outro lado, a RAVE informa que todos os estudos realizados por esta empresa estarão disponíveis para consulta presencial nas suas instalações, sitas em Lisboa, na Avenida D. João II, Lote 1.07.2.1, 1.º Piso. A consulta será efectuada mediante prévia marcação a realizar para o n.º de telefone 00351 21 106 4000.

Sem comentários: