sábado, novembro 07, 2009

BARÓMETRO DA MOBILIDADE Novembro 09

BARÓMETRO DA MOBILIDADE Outubro 2009.Parceria Jornal de Lisboa e ACA-M (Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados).. (Autoria: Carlos Mendes)
.
POSITIVO
Ciclovia em Benfica
A ideia de uma ciclovia em Benfica. Recentemente, apareceram nas estradas de Benfica marcações indicando faixas para circulação de bicicletas. As marcações, além de apontarem caminhos possíveis para outras zonas periféricas da cidade, sinalizavam também a aproximação de eleições autárquicas e pretendiam provar a existência de políticas de mobilidade na cidade. Com um traçado discutível e rara utilização por ciclistas, assemelham-se sobretudo a uma intervenção artística em grande escala no asfalto — arte “pública” intrigante para peões e condutores — ou a uma campanha “de sensibilização”, mais do que serem capazes de alterar hábitos de circulação.
.
NEGATIVO
“À la gardére”
O estacionamento sem regra não é excepcional em Benfica,onde vivo. Na cidade, tornou-se ubíquo, um quase património transmitido por gerações de automobilistas,sentido como um direito adquirido. Lisboa podia, sem nenhuma falsidade, ser promovida como
cidade amiga do automóvel e tolerante com os condutores. De qualquer modo, a Rua Professor Santos Lucas, paralela à Avenida do Uruguai, em que a profusão de carros estacionados na via dá a sensação de eterno engarrafamento,é uma ilustração muito eloquente da imobilidade das autoridades.
.
Outros barómetros aqui
.
JORNAL DE LISBOA
NOVEMBRO 09

5 comentários:

Anónimo disse...

Com tantos defeitos, não dá para perceber porque é «positivo» a ciclovia em Benfica.

Anónimo disse...

Benfica está mais bonita com bicicletas pintadas nas estradas. Isso é positivo.

Anónimo disse...

Ah!

Pedro Boavida disse...

Por isso é que dantes demorava 10 minutos de Carnide a Campolide e agora demoro meia hora.

Quando se deviam alargar as vias a CML cortou de 2 vias para só uma a Av. do Colégio Militar, sem sequer consultar a Junta de Fregesia de Carnide. E bicicletas não as vejo lá a andar.

Anónimo disse...

Pedro Boavida. Peça um bicicleta emprestada a um amigo e depois diga quanto tempo demorou a fazer esse percurso.