segunda-feira, janeiro 18, 2010

Orçamento Participativo

Obras no canil/gatil venceu votação do Orçamento Participativo da Câmara de Lisboa-PUBLICO
A terceira fase da construção do canil/gatil municipal em Monsanto foi, com 754 votos, o projecto mais votado pelos cidadãos no Orçamento Participativo de 2010 da Câmara de Lisboa. A lista de eleitos, divulgada hoje de manhã pelo presidente António Costa, inclui 11 outros projectos, de áreas muito diversas.
Ao todo, nesta segunda edição da iniciativa foram apresentadas 533 propostas, menos 47 do que no último ano. Mas em compensação, o número de pessoas que expuseram as suas ideias para a cidade mais do que duplicou, porque desta vez cada participante só podia apresentar uma proposta. Também o número de votantes subiu de 1101 para 4719.
Além da obra no canil/gatil municipal, vão ser executados pela Câmara de Lisboa outros 11 projectos, com um valor que ascende a cerca de 4,9 milhões de euros. O limite era cinco milhões de euros, o que segundo António Costa representa “mais de cinco por cento do orçamento de investimento do município”, montante que não foi atingido porque o 13º projecto mais votado o ultrapassava largamente.
A criação de um equipamento cultural no piso térreo do Cinema Europa, que há vários anos é reivindicada pela população de Campo de Ourique, arrecadou 475 votos e está orçamentado em 690 mil euros. O presidente da autarquia sublinhou que a concretização deste investimento está dependente do arranque da obra no conjunto do edifício, que é propriedade privada.
Também eleitos foram a requalificação do Largo do Coreto, em Benfica, a beneficiação da Escola Manuel Teixeira Gomes, em Marvila e a criação de um quiosque e um parque infantil na Praça João Bosco, nos Prazeres. A Câmara de Lisboa vai também avançar com a criação de uma “incubadora” destinada a micro ou pequenas empresas de “sectores estratégicos para o desenvolvimento económico da cidade”, com o alargamento de faixas bus para permitir a circulação de bicicletas e com a melhoria das condições de largada e tomada de passageiros junto a algumas escolas da cidade.
Entre os projectos mais votados estão ainda uma iniciativa de arte urbana em espaços devolutos, a substituição da iluminação pública no Bairro das Novas Nações (nos Anjos) por “sistemas mais eficientes e sustentáveis”, uma operação de limpeza de cartazes e graffiti nos bairros históricos e, por último, a realização de “um Festival Net Audio, à imagem dos festivais congéneres em Berlim, Londres, Moscovo e Barcelona”.
.
NOTA PESSOAL:
Lamento que a proposta do Fórum Cidadania Lx -
Pedonalização do Largo de São Vicente e instalação de pilaretes na Rua da Voz do Operário não tenha sido suficientemente votada. O seu valor era diminuto e a sua concretização de grande importância para a imagem da cidade, permitindo também uma melhor qualidade de vida para quem circula a pé.
Infra-estruturas Viárias, Trânsito e Mobilidade
Pedonalização do Largo de São Vicente e instalação de pilaretes na Rua da Voz do Operário
Requalificação do Largo de São Vicente (pedonalização) e da Rua da Voz do Operário (instalação de pilaretes).
Local: Largo de São Vicente e Rua da Voz do Operário
Freguesia(s): São Vicente de Fora
Custo: 133.500€ Prazo: 7 meses

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu lamento que não tenha ganho um projecto que pusesse a Red Bull Air Race bem longe de Lisboa e durante muitos anos.

Anónimo disse...

Onde fica o Largo do Coreto em Benfica?

Maria

Anónimo disse...

É em Carnide, eh eh.