terça-feira, junho 20, 2017

As alterações climáticas e os extremos meteorológicos a elas ligados, o desordenamento do território e as plantações erradas de espécies vegetais, a falta de limpeza das florestas e o seu regime de propriedade, a ausência de políticas agrícolas e pastoris adequadas que promovam os fogos controlados para deter estes incontrolados, a ausência de uma cultura de prevenção, por muitas razões até algumas chocantes ( aumenta o PIB o combate aos fogos), outras razões várias que multiplicam a dor e o luto mas não nos podem fazer esquecer este e as suas causas.
Delas há responsáveis. Há 40 anos que os venho denunciando. Há 40 anos que escrevo sobre fogos, florestação, agricultura e gestão do território e pastorícia, e criação de espaços rurais adequados.
Hoje, 2º dia do luto, que nos destroça as almas recordei, na semana passada, 5ª e sábado ao almoço, num escrito e numa conferência, usei esta cábula que está no fim.
Faz lembrar a situação actual, embora fosse muito, muito pior.
E, aparentemente, esta está no fundo das preocupações do nosso governo.
Esta a notícia que não quero que interrompa os nossos noticiários e suspenda os programas de televisão, em todos os canais. Esta a notícia que nunca vou querer comentar na rádio.
Mas não é impossível.
Este luto de hoje era também improvável...

"Explosão num reactor em Almaraz. Mortos e feridos incontáveis e a nuvem radioactiva dirige-se para Portugal.
Governo reunido de emergência, com o ministro do Ambiente desaparecido, declara o Estado de Sítio.
O Presidente, sem tomar a pastilha de iodo, que não existem, dirige-se, pese os conselhos em contrário, para a fronteira para abraçar os possíveis sinistrados.
Protecção Civil confirma que não há plano de emergência nenhum. É o salve-se quem poder."

Sem comentários: