quinta-feira, maio 03, 2007

Cortesia ao Volante explicada aos jovens-SÁBADO

CONVITE – EVENTO 5 de Maio
Dia Nacional da CORTESIA AO VOLANTE
Hora: 11:00
Local de encontro: Frente à Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, Lisboa


A ACA-M e a CR&M – Formação Activa de Condução, com o apoio da Toyota- SAlvador Caetano Portugal e da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre (ESDFL) vêm convidar para uma explicação prática sobre condução cortês, em veículo Toyota conduzido por um formador em condução defensiva, circulando através do Bairro do Arco do Cego. (ver abaixo: algumas manobras que serão executadas).
Na mesma ocasião, alunos da ESDFL irão colaborar na distribuição de folhetos com os 15 Mandamentos da Cortesia ao Volante.
.
Algumas manobras que serão executadas (e explicadas) durante o evento:
- Paragem nos Stops.
- Reduzir a velocidade à aproximação de intersecções semaforizadas, mesmo estando Verde, na expectativa de que possa acender a luz amarela e vermelha.
- Na aproximação das intersecções, mesmo estando Verde ou tendo prioridade, olhar sempre para os dois lados antes de a atravessar.
- Se um peão se aproxima de uma passadeira, imobilizar o veículo alguns metros "antes" da passadeira, evitando parar em cima da passadeira.
- Quando imobilizado no transito, manter uma distância de segurança ao veiculo da frente, que permita não ficar bloqueado e evitar pequenos toques.
- Estacionar o veículo em locais permitidos, evitando passadeiras e passeios.
.
Ver também:
.
(Isabel Goulão)

4 comentários:

Anónimo disse...

Que sêca ...

Anónimo disse...

Não exagere.
Mas se gosta de "acção" fque-se pela luta de boxe no ringue da CML. Não vá para a estrada.

Se entretanto houve um lugarzinho para mim em Paris ou assim, faça favor de dizer. Aquelas praças e avenidas nunca são uma seca.

Paulo Ferrero disse...

Acabei de ver uma cortesia ao volante:

Um carro não parava de apitar a buzina, desenfreadamente, a um carro que estava parado à sua frente, no sinal vermelho (ou encarnado, conforme os gostos).
E continuava, sem parar.

Eu estava longe e aproximei-me, outras pessoas fizeram o mesmo. Depois lá arrancaram os dois carros, e o de trás sempre a buzinar. Vinha de longe, o problema, no da frente seguia ao volante uma velhota, coitada ... no de trás, uma casal de energúmenos que, como se não bastasse a poluição sonora ... o condutor ainda colocou o braço esquerdo de fora da janela e fez o "dedo" à velhota. Não sei se ela os viu ou ouviu o tempo todo ... espero que não.

Cortesia por cá? Isso foi chão que deu uvas. Trata-se de uma batalha perdida, a que nem inglês ensinado na escolinha servirá de muito...

Anónimo disse...

Sempre me recorda o comentário de um antigo jogador sueco do Benfica......"...portugueses, são um povo extremamente gentil, até que se sentem ao volante...."


JA