quinta-feira, outubro 23, 2008

Serviço Público

"Após denúncia do ex-vereador Lipari Pinto, do PSD, o Ministério Público acusou três antigos gestores da Gebalis (dois do PSD, um do PS), a empresa que gere os bairros municipais de Lisboa, dos crimes de peculato e gestão danosa, por uso ilegal e em benefício próprio dos cartões de crédito que a empresa lhes atribuiu. Os três acusados mantiveram-se na Gebalis até ao fim do mandato de Carmona Rodrigues, numa época em que a empresa era tutelada por Maria José Nogueira Pinto. O prejuízo causado totaliza 200 mil euros, gastos em viagens, refeições (no Gambrinus, Bica do Sapato, Porto de Santa Maria, etc.) e artigos de luxo. Sublinhar que 200 mil euros corresponde a 40% do subsídio anual atribuído pela Câmara de Lisboa à Gebalis. Um dos arguidos comprou duas canetas Mont Blanc, uma no valor de 1700 euros, outra no valor de 990. A única mulher do trio fez quinze viagens ao estrangeiro, num período de 20 meses, gastando nelas 34 mil euros (2267 euros por viagem). O senhor das canetas só fez três, nas quais gastou 6600 euros (2200 cada). O outro fez quatro, tendo gasto 1900 euros nos passeios, o que não deixa de ser um extraordinário exemplo de contenção de despesas. Da acusação consta que eram pródigos em gorjetas nos restaurantes: 25 euros era a média esportulada. Enfim, um fartar vilanagem. "

5 comentários:

  1. Li no Blog Lisboalisboa, uma coisa extraordinária:

    O Louvor que em 2007, Helena LOPES DA COSTA AO FRANCISO RIBEIRO, o tal que adora o Gambrinus e a bica do sapato:

    O louvor ao rapazola diz o seguinte:"

    Ao terminar o meu mandato de Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, CUMPRE-ME LOUVAR O TRABALHO, PROFISSIONALISMO E DEDICAÇÃO DO DR. FRANCISCO RIBEIRO, ENQUANTO DIRECTOR MUNICIPAL DO DEPARTAMENTO DE ACÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO.

    Apesar de, INICIALMENTE, TER DESEMPENHADO AS FUNÇÕES DE ADJUNTO NO MEU GABINETE, O DR. FRANCISCO RIBEIRO DEU PROVAS DE COMPETÊNCIA E PROFISSIONALISMO PARA ASSUMIR A DIRECÇÃO MUNICIPAL DE ACÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO, CARGO QUE EXERCEU COM DEDICAÇÃO E RIGOR.
    ------
    Estamos todos conversados sobre a noção de serviço publico daquela gentinha

    ResponderEliminar
  2. para memória futura

    DONDE VEIO A DR CLARA COSTA PARA SER NOMEADA ADMINISTRADORA DA GEBALIS?

    Em entrevista ao Expresso, Maria José Nogueira Pinto diz:

    “(...) NOMEEI O SEGUNDO ELEMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO [CLARA COSTA], QUE ME FOI RECOMENDADO POR MARQUES MENDES. E eu não tenho nenhuma relutância em aceitar recomendações de Marques Mendes, PORQUE ENTREVISTEI A SENHORA E ELA PARECEU-ME COMPETENTE.

    A recomendação foi directa de Marques Mendes? Ele telefonou-lhe a sugerir esse nome?

    Foi-me passada pelo presidente da câmara. Ele disse-me que o presidente do partido tinha muito empenho em que aquela senhora fosse administradora da Gebalis. ENTREVISTEI-A, CONTRATEI-A E NÃO TENHO NENHUMA RAZÃO DE QUEIXA. JULGO QUE FEZ UM BOM TRABALHO.
    Por fim, mantive o elemento do PS [Mário Peças], que também me parece um homem de bom-senso e que conhecia bem a empresa.

    ResponderEliminar
  3. Também para memoria futura, ACRESCENTO O que MARIA JOSÉ NOGUEIRA PINTO DIZIA DO FRANCISCO RIBEIRO, o rapazola dos almoços grátis e de roubar o que não é dele:


    Em entrevista ao Expresso, Maria José Nogueira Pinto diz:


    Nomeou Francisco Ribeiro para presidente da Gebalis. Continua a ter confiança na sua idoneidade e competência?

    PARECEU-ME QUE ERA IMPORTANTE TER À FRENTE DA GEBALIS ALGUÉM QUE CONHECESSE A CML E QUE TIVESSE TRABALHADO NA ÁREA SOCIAL. FRANCISCO RIBEIRO, QUE É MILITANTE DO PSD, ERA O DIRECTOR DA ACÇÃO SOCIAL. O CONHECIMENTO QUE TINHA DELE VEIO DA LIGAÇÃO QUE EXISTIU ENTRE A [SANTA CASA DA] MISERICÓRDIA [DE LISBOA] E A CML NOS TRÊS ANOS EM QUE EU FUI PROVEDORA [DA SANTA CASA]. PARECEU-ME UMA PESSOA COM GRANDE QUALIDADE PROFISSIONAL, HUMANA E MORAL, MUITO CONHECEDOR DA CÂMARA E DAQUELES PROBLEMAS TODOS DA HABITAÇÃO SOCIAL E ACÇÃO SOCIAL.

    ResponderEliminar
  4. Lembram-se de um grande escândalo de um maestro Graça Moura que também fez compras faustosas à custa dos dinheiros públicos?

    Já deu alguma coisa?

    E os outros escândalos que permanentemente surgem?

    Pois, com este vai acontecer o mesmo. Estamos em Portugal.

    ResponderEliminar
  5. Isto alimenta o povoleu..........

    Quando vier o PSD vamos saber o que fizeram estes.....

    É a justiça que temos e que merecemos

    ResponderEliminar