terça-feira, julho 05, 2011

Parabéns à Hemeroteca!


«80.º ANIVERSÁRIO DA HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA E DA BIBLIOTECA MUNICIPAL PALÁCIO GALVEIAS [1931-2011]

Celebramos hoje o 80.º aniversário da Hemeroteca Municipal de Lisboa e da Biblioteca Municipal Palácio Galveias.
80 anos é muito tempo pelo que ao assinalarmos esta efeméride estamos também a evocar o papel desempenhado por estas duas bibliotecas na cidade de Lisboa, designadamente como espaços de promoção da leitura pública de livros e de publicações periódicas, da literacia de informação e de cidadania e cultura. E fazemo-lo organizando na HML e na BMPG diversas iniciativas culturais que não deixarão indiferentes os seus utilizadores.

O aniversário serve também de pretexto para colocarmos na Hemeroteca Digital uma galeria de fotos da HML (com destaque para as fotos das obras de restauro do átrio e escadaria e da remodelação das salas de leitura, realizadas em 2000), aqui; bem como um conjunto de recortes de imprensa sobre a HML, aqui, e sobre a HD, aqui – documentos que já fazem parte da história da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Para conhecer o resto das actividades que preparámos para si neste dia 5 de Julho, consulte aqui o programa. O guião da mostra Hemeroteca Municipal de Lisboa – história & património, pode ser visto aqui.
Aumentamos ainda a nossa colecção digital com mais 4 anos da Gazeta de Lisboa, de 1717 a 1720, que podem ser consultados aqui.
»

Sem comentários: