terça-feira, maio 02, 2017



Esteve o Movimento Ibérico Antinuclear presente na Marcha do Clima.
As alterações climáticas, devidas em grande parte ao inapropriado uso das energias, é um dos grandes desafios que a Humanidade enfrenta. Todos temos que nos mobilizar para alterar o paradigma em que as nossas sociedades se atolam e criar suficiência.
Os combustíveis fósseis, o consumismo irresponsável, as lógicas de ganância e rapina dos recursos, são elementos deste presente que estão a comprometer o nosso futuro na Terra.
Sabemos como o culto da mentira domina os mais altos níveis de decisão, onde é referido que a energia nuclear é solução para contrariar as alterações climáticas.
Mas,
mesmo que não houvessem os problemas dos resíduos radioactivos insolúveis,
mesmo que associada á nuclear não houvessem as armas nucleares ou as com urânio enriquecido,
mesmo que não houvessem os inúmeros problemas do funcionamento destas fábricas,
mesmo que não houvesse o risco, o enorme risco, destas centrais, tal seria uma redonda mentira.
A energia nuclear é uma aliadas dos combustíveis fósseis na destruição do nosso planeta e da nossa vida neste.
Desde logo no processo de mineração do urânio, e sabemos também as consequências na vida dos trabalhadores e da população das zonas mineiras e as terras devastadas, mas a mineração e o enriquecimento do urânio são altamente emissores de dióxido de carbono, componente do efeito de estufa e das alterações climáticas.
E, e esse é um elemento crucial, a energia nuclear é pela sua lógica um obstáculo ao desenvolvimento das energias renováveis, eólicas, solares e outras e inimiga da eficiência energética.
As centrais nucleares, pela sua potência, ocupam a base do sistema eléctrico, impedindo assim que as renováveis possam crescer e obstaculizando, como é o caso em França, alternativas de maior eficiência ou como é o caso em Espanha limitando o crescimento das renováveis.
As renováveis, eficiência e novos paradigmas de gestão e melhoria da eficácia dos sistemas são as soluções para sobrevivermos em sociedades livres e sustentáveis.

FECHAR ALMARAZ E TODAS AS DEMAIS, 100% RENOVÁVEIS, é a nossa melhor contribuição para que o clima não seja nuclearizado!
Não à nuclearização do CLIMA, marchemos dia 10 de Junho, em Madrid, todos e todas!

E para desenvolver as renováveis, temos, além do nosso compromisso pessoal e sempre que possível a micro geração individual e a ligação à Cooperativa Coopérnico, as nossas renováveis, que com o verão a bombar, pese o  actual defice hídrico nos aquecem a alma.

 Os dados do mês passado dão-nos expectativa!

Sem comentários: