terça-feira, setembro 11, 2018

Venho, agora em representação do nóvel Observatório Ibérico de Energia, e enquanto coordenador do FAPAS para essas questões dar conta da nova situação do ATI de Almaraz.
Foi autorizado o começo da sua carga (guarda de combustíveis usados) a partir de Outubro. Esses poderiam contnuar a ser armazenados nos actuais equipamentos para tal.
Conforme desde logo fizemos saber não era o problema do ATI, independentemente de todo o seu processamento ter sido errado, seja as análises de impacto ambiental local seja a ausência de consulta a Portugal, que foi depois feita em condições muito deficientes, mas o problema do ATI não era, não é o ATI.
É a perspectiva de continuação da Almaraz que o governo do P.P. deixou como herança ao PSOE.
Este (PSOE) defende o encerramento das nucleares aos 40 anos, em linha com as posições dos grupos ecologistas, mas sabemos que tal como aconteceu em França o ambiente é o mal querido dos governos e a excelente ministra da Transição Energética Teresa Ribera terá que lutar contra os interesses de empresas, agora mais solidificados e do seu próprio partido, baseados em quimeras e dados falsos.
Venho, após longas reuniões em Madrid com Paco Castejon e José "Chema" Mazon dar conta que seguimos no acompanhamento de toda a situação nuclear e achamos que é altura de pressionar e dar apoio a quem em Espanha e Portugal luta contra estas ilusões.
Não há qualquer hipótese deste ATI vir a albergar resíduos de outras centrais nucleares, ao contrário do que foi difundido por alguns médias hoje. O transporte seria impossível e todas, todas as centrais têm depósitos para os seus resíduos. Mas criar factos novos para vender parece estar na moda.

Sem comentários: