segunda-feira, junho 17, 2013

Uma cândida candidatura

Esta candidatura parece ser uma pura perda de tempo e de recursos políticos, pois António Costa está antecipadamente reeleito - embora não pelos melhores motivos:

1 - Antes de mais, porque políticos, jornalistas e comentadores já decidiram que as eleições autárquicas não são para escolher autarcas (!!!), mas sim para votar a favor ou contra o governo (como sucedeu com Guterres e, noutro contexto, com Durão Barroso nas europeias). Se assim for (e tudo indica que sim), tire-se daí o sentido.

2 - A alternativa (o PSD, sozinho ou acompanhado pelo CDS) está mais do que desacreditada. Veja-se o que Santana Lopes fez como vereador da Oposição: NADA e, ultimamente, até ia desistir (se já o fez ninguém deu por isso!), alegando falta de tempo!

3 - Ao avançar com Fernando Seara (nas condições adversas que se conhecem), o PSD deu um sinal de imaturidade. Além de que não se ouve ao candidato uma ideia concreta sobre os problemas concretos que infernizam a vida do cidadão de Lisboa.

.4 - Apesar do caos em que a cidade está, os lisboetas-típicos mostram-se satisfeitos (ou, no mínimo, conformados) com o status-quo:
Ando nas ruas, percorro a cidade a pé de uma ponta à outra, e não os vejo seriamente preocupados com o lixo, os arrumadores de carros, as sarjetas entupidas, o estacionamento caótico, os buracos nas ruas, as calçadas desfeitas ou desfiguradas, as marquises clandestinas, os sem-abrigo, os pedintes profissionais, os contentores desaparecidos ou não despejados, os grafitos (mesmo em monumentos nacionais!), o espaço público ocupado com publicidade, os prédios a cair, os jardins públicos vandalizados, os sacos de plástico e os jornais 'voadores', as cargas e descargas anárquicas, os excrementos de cão, os tocos de árvores, as ervas daninhas, as faixas BUS e as paragens da Carris ocupadas com carros particulares (e até por uma escola de condução!), as caleiras sem tampas, etc., etc...

-
Conclusão: Os lisboetas de hoje têm exactamente o que escolheram, e tudo indica que assim continuará a ser. Podem, pois, limpar as mãos à parede - isso, claro, se encontrarem alguma que esteja limpa!

2 comentários:

Anónimo disse...

Faltam os motivos mais importantes: Seara não fez nada com jeito em Sintra; o PSD nunca (!) fez nada com jeito na Câmara de Lisboa (os vereadores do PSD tem sido desastrosos - o Santana Lopes é só um exemplo paradigmático).
Quando a alternativa é assim tão fraca, é natural que o PS relaxe e Lisboa fique no estado em que está.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Sim, é verdade.
Aliás, TODOS os que estiveram na CML (quer no poder, quer na oposição) portaram-se rigorosamente da mesma forma no que toca aos problemas que refiro.
Os nossos autarcas são muito bons a fazer rotundas (até mesmo umas dentro de outras!), túneis e terminais de cruzeiros, mas são incapazes de limpar as sarjetas a tempo, ou de tirar os arrumadores de automóveis da Guerra Junqueiro.