segunda-feira, março 02, 2015

Recebo da : http://lisboaenova.org/ uma interessante notícia de 3 ou 4 aerogeradores instalados, numa lógica pedagógica mas também de produção no Bairro da Boavista.
De saudar esta intervenção, que me fez lembrar ( por ser o seu contrário)  uma manobra do ex-vereador Sá Fernandes de instalar uns pingarelhos a fazer de conta... na 2ª circular... só fumaça, que foi e bem chumbada...era publicidade!
Pois as energias renováveis estão de vento em popa, ao seja a avançar a velocidade de cruzeiro.
Hoje recebo um relatório que prevé a possibilidade de na U.E., em 2030, 60% (sessenta por cento!) da electricidade poder ser de origem renovável!
Por cá no mês de Fevereiro,

carregar, para aumentar o boneco:



 93% das necessidades de electricidade de uma família típica na região de Lisboa foram cobertas/satisfeitas por uma instalação padrão de painéis solares fotovoltaicos, o que correspondeu a 264,5 kWh, e permitiu abastecer os electrodomésticos da cozinha, os pequenos electrodomésticos e a iluminação.


E uma instalação média de painéis solares térmicos  permitiu cobrir 53% das necessidades de aquecimento de águas de uma família padrão durante o mês anterior, e assim uma poupança de 8,73 m3 de gás natural, no mês.

Já praticamente um terço (32%) das habitações de Lisboa foram abastecidas pela electricidade produzida por aerogeradores, ou seja 361 000 Habitações foram fornecidas por parques eólicos da região. 
Esta informação é disponibilizada pela: http://www.apren.pt/pt/, 
em cuja página há sempre informação de grande utilidade. 



Sem comentários: