segunda-feira, maio 04, 2015

Continuamos a viver rodeados de desinformação, manipulações e mentiras grosseiras, na área da energia e grosserias, velhaquices, superfluosidades, soundbytes, e miudagem na área política.
A miudagem, entenda-se não tem que ver com a idade, que há gente nova com estofo e formação/capacidade, mas com o jotismo, incompetência e ignorância que vicejava nas margens do poder, de todo o poder...
Por exemplo...estive em reuniões de um movimento político, que irá concorrer às eleições e informei que os dados que usavam estavam errados. Pois após verifica e contra verifica dos dados que lhes dei... disseram-me que tinha razão... mas que para satisfazer os seus membros... iriam usar a média dos últimos 10 anos! Conservo o mail com essas doutas conclusões!

Pois aqui, sem erro, nem manipulação está a informação sobre a produção e o correspondente consumo de renováveis em Lisboa:


Ou seja a produção doméstica de electricidade a partir de painéis fotovoltaicos correspondeu a 401,1 kWh, o que permitiu abastecer todos os  consumos de uma família, o frigorífico e o congelador do vizinho. 

E graças à produção de todos os parques eólicos em funcionamento na região de Lisboa abastecemos 16 % das habitações de Lisboa. 

Já com o solar térmico para aquecimento de águas, em Lisboa,  uma família média  poupou 13,02 m3 de gás natural, durante o último mês.

 

Sem comentários: