terça-feira, novembro 24, 2015

Amanhã, conforme indicação de posta aqui abaixo, na Bertrand do Picoas Plaza haverá um convivio para o lançamento do #Sol, Luz e Calor# e falaremos de alterações climáticas, de abelhas, da guerra devida também a essas.
Apareçam que será interessante!
E desde já para as agendas:

Este livro, subtítulado “ Conselhos para Qualificar as Autarquias” é uma estória pela sua história, desde a sua invenção por Alexandre Herculano, até às suas origens nos foros, passando pelo liberalismo que as afirma, mas que nelas não tem história fácil, passa ainda pela 1ª República e Estado Novo, sempre com diferenças e diversidade de articulações, de ordenamento, de poder, de formas de gestão do território.
Depois do 25 de Abril a história regressa, complexifica-se e re-inventa-se. Os dois autores, envolvidos seja enquanto jurista seja enquanto activistas passaram por todos os lugares, defensor e acusador, vereador e deputado municipal e até assessor. Com Gonçalo Ribeiro Telles, com Helena Roseta, apoiando esta ou aquela vereação, de Lisboa a Mértola, do Porto a Barrancos, das Caldas da Rainha à Guarda, temos intervindo pelo país.
Agora fruto da experiência, do conhecimento e da sua conjugação vimos aqui apresentar esta proposta que sobre os passados constrói uma ideia de futuro.
Contra o Clientelismo, porque como nos diz Calvino “O império está doente e, pior ainda, tenta acomodar-se às suas chagas”.
Mas queremos que uma coisa fique clara: somos defensores do Poder Local, mas não o confundimos com organização administrativa do território. Esta é apenas a área de exercício daquele, e certamente factor de fragilidade ou força do seu exercício. Por isso, este livro, e as ideias que defende, pretendem fortalecer o Poder Local.

António Eloy & Tomaz de Albuquerque

Sem comentários: