segunda-feira, novembro 02, 2015

No meu tempo de escola o francês era obrigatório e julgo que por este blog todos o sabem, mais ou menos...
la première déclaration islamique sur les changements climatiques. Le texte, signé par plusieurs grands muftis, comme ceux du Liban et d’Ouganda, condamne « la cupidité de l’être humain » vis-à-vis des ressources naturelles et rappelle son « obligation morale » de conservation du « parfait équilibre » de la nature. Cette prise de position est au moins aussi importante celle du pape François.
e ainda....
Le texte reconnaît que « notre utilisation déraisonnable et court-termiste des ressources fossiles entraîne la destruction des conditions mêmes qui ont rendu la vie sur terre possible ». Les pays cités sont explicitement dans le viseur. « Nous appelons tout particulièrement les nations riches et les pays pétroliers à ouvrir la voie à la suppression progressive des gaz à effet de serre, à apporter leur soutien technique et financier aux pays les moins riches, (…) à investir massivement dans une économie verte », clament les auteurs.
 
Face a mais um episódio meteorológico extrema, como o que se verificou no Algarve, e quando já não há ninguém sério que ponha em causa a relação entre o CO2 e as perturbações climáticas.
Energia Fotovoltaica
Geral: Durante o último mês, 90% das necessidades de electricidade de uma família típica na região de Lisboa foram cobertas/satisfeitas por uma instalação padrão de painéis solares fotovoltaicos.

Detalhe: A produção doméstica de electricidade a partir de painéis fotovoltaicos correspondeu a 283,0 kWh, o que permitiu abastecer os electrodomésticos da cozinha, os pequenos electrodomésticos e a iluminação .

Energia Solar Térmica
Geral: Uma instalação média de painéis solares térmicos na região de Lisboa permitiu cobrir 100% das necessidades de aquecimento de águas de uma família padrão durante o mês anterior.

Detalhe: O aquecimento de águas a partir de painéis solares térmicos em Lisboa permitiu a uma família poupar, por exemplo, 18,36 m3 de gás natural, durante o último mês.

Energia Eólica
Geral: Durante a último mês o vento permitiu gerar, em média, electricidade suficiente para abastecer 275 000 habitações, graças à produção de todos os parques eólicos em funcionamento na região de Lisboa.

Detalhe: A produção de electricidade de origem eólica no mês passado permitiu abastecer 25 % das habitações de Lisboa.


Cá vimos, como todos os meses, dar conta que há alternativas, além da eficiência e as poupanças energéticas.
As energias do Sol, dos ventos, a biomassa e a geotermia são com outras micro-energias um caminho, não só para as nossas economias, mas sobretudo para a sobrevivência do planeta.
É que não haverá papiro que impeça o céu de nos cair sobre a cabeça....


 

Sem comentários: