sábado, março 31, 2018

Boas e más notícias...

Foi recentemente condenada num tribunal alemão a RWE (multinacional energética alemã) pela sua responsabilidade nos degelos dos glaciares da cordilheira Branca, no Perú, estimada em 0,5% das emissões globais desde o começo da industrialização.
Passou despercebida esta condenação e a invocação que a responsabilidade de tal, por essa multinacional, foi de que não deveriam ser eles os únicos a pagar pelos danos ao planeta.
Não invocaram mas o fazemos nós os 25% de emissões contaminantes que, em Espanha 10 empresas, entre as quais a nossa EDP, mas sobretudo a Endesa e a Iberdrola, que se promove em Portugal como empresa “limpa” e produtora de renováveis, que certamente provocam estragos consideráveis, entre eles os que ocasionam os terríficos fogos que nos assolaram e continuarão a assolar-nos.
Agora que os nossos governantes tão devotamente se armam em limpadores de florestas melhor seria que equacionassem a transição energética e apontassem o dedo ás empresas responsáveis pelas alterações climáticas.
Vimos também informar que a ERSE está a fugir, ou infringir as responsabilidades que lhe são cometidas por lei, que é divulgar os dados da produção das diferentes companhias que operam em Portugal.
A ERSE, neste momento em que essas empresas (a Iberdrola tem 42% da nuclear em Espanha e várias centrais térmicas) se promovem ( duvidando nós seriamente da veracidade dessa informação o que desde logo deveria ser alvo de um processo por publicidade mentirosa) como vendendo só, só energia verde e renovável,
pois a ERSE informa que por  opção sua, decidiu suspender a divulgação do mix energético de cada operador ( comercializador) por tempo indeterminado.
Gato escondido com rabo de fora apetece dizer face a esta situação.
A nuclear e as fósseis não são obviamente renováveis e face à baixa até ao inicio deste mês da produção hídrica não é plausível  que os anúncios e a informação pública da Iberdrola sejam verídicas  e de todo o modo, face a esta decisão arbitrária da ERSE e inexplicável, pelo menos não são verificáveis.
Como se diz da mulher de César....


Sem comentários: