quinta-feira, maio 16, 2019

Infelizmente vivemos numa kakistocracia, a maior parte dos candidatos nem sabem do que estamos a falar....

Questionário do Observatório Ibérico de Energia
O que quereríamos saber:

1-    O que fazer com a política agrícola comum? E o subsídio da vaca? E o subsidio ao “set-a-side”, pousio? E o proteccionismo sobre os produtos locais? E os O.G.M.? E para quando uma regulamentação ambientalmente sustentada dos agro-tóxicos?

2-    O que pensam da eleição de um presidente por voto directo e de um governo pelo Parlamento? E mais poderes federais e menos nacionais?

3-    O que defendem em relação à uniformização da política sobre drogas? E sobre o Anti-proibicionismo? E políticas sociais activas e regulamentação dos produtos em vez de penalização dos consumidores europeus? Também para começar a dar cabo das mafias que levitam em torno desses negócios?

4-    E sobre o direito individual, seja à contracepção e aborto, seja em relação à morte assistida e eutanásia? Num quadro de referencia de máximos direitos europeus?

5-    E uma alteração do paradigma económico de crescimento e aumento do PIB por uma lógica de decrescimento sustentado e introdução do outro factor de referencia FNB ( Felicidade Nacional Bruta) que introduza factores sociais e humanos, numa lógica de empatia no quadro europeu?

6-    E nesse quadro que políticas de energia, de eficiência, poupança e qualidade, num quadro de vigilância extrema e cumprimento dos prazos das centrais nucleares e saída da economia do carvão, e desenvolvimento das renováveis e comunidades energéticas e de proximidade?

7-    E o grande problema das Alterações Climáticas, e ir mais além, e sobretudo atribuir valoração concreta aos compromissos do Acordo de Paris? E também nesse contexto que políticas internacionais que impeçam a entrada na Europa de produtos não certificados ambientalmente e destruidores de ecossistemas e da vida de populações humanas e de outras espécies? E uma moratória total às importações de madeira de origem tropical!?

8-    No quadro das Alterações Climáticas que políticas de acolhimento de refugiados e que apoios ás populações cada mais desmunidas ?

9-    Finalmente que pensam sobre mais direitos cívicos, mais possibilidade de intervenção junto do Parlamento através de petições e audiências mais facilitadas e maior proximidade dos eleitores, acabando com o plenário em Estrasburgo e rodando esse pelas várias capitais europeias?

Pois eram essas algumas das questões, com âmbito e dimensão europeia que gostaríamos que fossem respondidas pelos partidos e candidatos, mas já percebemos que a grande maioria nem sequer sabe dos poderes do órgão a que concorrem, não faz a mínima sobre  os problemas com que nos enfrentamos ou podemos confrontar a nível europeu, e ou falam de barbaridades nacionais ou “nazionalistas”, ou atiram com o que podem para debaixo do tapete ou para o ar, para ter notícias com as conivências e compadrios conhecidos.

Sem comentários: