sexta-feira, outubro 30, 2020

 Hoje, no dia de mais uma tontada do governo, e basta falar com algumas pessoas para perceber o disparate, fui ver um filme "Work or to Whom Does the World Belong", que me conduz ao fim do proletariado, já escrito há muito e à passagem do eleitor comunista (ou no caso dos States só de esquerda) directamente para o fascismo (ou o Trump).

A classe operária, seja isso o que seja é a base do pensamento mais troglodita e reaccionário dos tempos actuais, os sectores operários americanos votam 80% no Trump, na Europa o eleitorado comunista em França é sugado pela Le Pen, em Itália pelo Salvini, em Espanha o Vox começa a montá-lo e em Portugal com o fim do PCP irá todo, já circula para o Chega, as bases estão lançadas.

A falta de clareza política dá espaço a todas as demagogias. Uma indústria caduca, onde o papel de progresso seria o de estimular o seu fecho e a criação de alternativas, a mineração de carvão é o toque de finados de uma esquerda passada e imóvel.

No comboio leio um livro curioso, na linha de outro que mais sério que estou a ler.

A cerveja, o álcool, como fonte da evolução. Curioso. Claro que o autor ignora o papel de outras drogas, a cannabis e os cogumelos....

mas somos, de facto, todos macacos, bêbedos.


Sem comentários: