sábado, novembro 05, 2011

Uma pequena aspiração



Continua, no entanto, por satisfazer a modesta 'aspiração' que consiste em obter uma resposta satisfatória para uma pergunta já mil vezes colocada:

Dado que o lógico é que o custo das máquinas (e do pessoal a elas afecto) seja suportado, pelo menos em parte, pelos infractores, quantas coimas foram aplicadas (e, já agora, quanto "renderam") - desde que foram compradas (ou, p. ex., no último ano)?


ZERO ou ZERO-VÍRGULA-ZERO?

6 comentários:

Anónimo disse...

O Costa, com a sua ideia de a CML funcionar menos um dia por semana, para poupar algum, sem querer disse tudo: a CML pouco ou nada faz, pelo que, quando se pede ao país para tabalhar mais 1/2 hora por dia, na CML o que dá resultado é trabalharem menos.

Anónimo disse...

Porque é que, em vez de mandar a boca para o ar, não pergunta directamente ao gabinete do vereador do pelouro, o exmo sr dr. José Sá Fernandes? Experimente mandar-lhe um e-mail com esta questão e depois, então, publique a resposta. Cpts

Carlos Medina Ribeiro disse...

Caríssimo,

A "boca" é sua, e explico porquê:
É que eu, DE FACTO, já experimentei abordar a autarquia, pessoalmente e por mais do que uma vez, para expor problemas da minha zona. Evidentemente, o meu caro amigo não faz a mínima ideia de como tudo aquilo (a CML, a AML, a PM, a EMEL, etc) funciona.

1 - Na AML interpelei, pessoalmente, um vereador: virou-me as costas, e deixou-me a falar sozinho.
2 - Por mail, interpelei uma vereadora: disse-me que sabia do problema, mas não havia nada a fazer.
3 - Idem, um ex-vereador (que convidei para almoçar, para lhe pedir conselhos sobre como resolver problemas do bairro onde moro). Com um sorriso, desenganou-me: "Eles não estão lá para isso".
4 - Escrevi para a Polícia Municipal por várias vezes. Tive, de facto, uma resposta, mas o problema não foi resolvido.
5 - Interpelei, pessoalmente, polícias, fiscais e agentes nas ruas.

Etc., etc.

Invariavelmente, os resultados oscilam entre ZERO e ZERO-VÍRGULA-ZERO.

Carlos Medina Ribeiro disse...

(Cont.)

A minha resposta anterior carece de alguns esclarecimentos:

Antes de mais, Sá Fernandes só indirectamente tem a ver com o assunto, porque a pergunta, no meu 'post', é colocada à Policia Municipal («quantas coimas foram aplicadas...?») e não a ele.
E no que toca a perguntas/respostas feitas/dadas a/por essa entidade julgo poder falar com conhecimento de causa.

No entanto, já fará sentido uma pergunta aos serviços camarários. Pois já foi feita, por mim, e por várias vezes - mas sob a forma de carta aberta, que pode ver [AQUI]. Trata-se do chamado «Local G» (a foto da caca até é a mesma), e foi divulgada no Correio da Manhã, no Jornal de Notícias, no Público (várias vezes!) e até na SIC (em directo).

Finalmente, um apontamento:

Se queremos saber se os fósforos de uma caixa de fósforos são bons, podemos perguntar ao vendedor, podemos experimentá-los todos, ou podemos experimentar alguns, ao acaso.
Pois bem. Moro em Lisboa há 63 anos, no decorrer dos quais vi inúmeros cães (acompanhados pelos donos) a defecar na rua, e nunca vi um único dono a ser autuado.

Se o meu caro amigo já viu algum, felicito-o vivamente, pois deve ser o único cidadão que teve o privilégio de assistir a uma cena dessas.

Julio Amorim disse...

Esta porcaria já CHEIRA MAL pois nunca vi Lisboa livre destes presentes....
Antigamente eram os cães vadios....agora são os donos porcos!

Carlos Medina Ribeiro disse...

Este problema, no entanto, não é só nosso:
Existe também em Nova Iorque (p.ex.), onde se estima que haja cerca de 1 milhão de cães.

Há, no entanto, uma "pequena" diferença: lá, discute-se o problema, e procuram-se soluções (nomeadamente como identificar os infractores).
Por cá, onde a estima pela cidade está praticamente ausente, o problema é como se nem sequer existisse.
E o desleixo nem sequer é exclusivo dos bairros degradados. Nas 'avenidas novas', p. ex. (habitadas quase exclusivamente pela classe média), as demonstrações de falta de civismo são mais do que muitas, e vão desde o lixo até ao estacionamento selvagem.