quinta-feira, abril 03, 2014

Recebi na 6ª passada o último relatório do IPCC, International Panel on Climate Change.
É assustador, e está aí.
As migrações, associadas ou não à crise do cereal, o aumento e acidificação dos oceanos, as secas e os fogos, as inundações e a erosão, a economia a rebentar, tudo está aí.
Quem quiser o relatório é só pedir, e ficará como eu sem dormir!!!
Os nossos políticos continuam a disparar para o lado, e basta ver o nível da pré-campanha europeia para perceber que Le Pen e Grillo já por aqui rondam, nem que seja nas trivialidades e boçalidades de que esta campanha está a ser feita.
A sociedade, nós, temos obrigação de dar uma resposta. Sobre o voto nem falo, mas iniciativas e capacidade de empreender e inovar andam por aí.
Venho, novamente, divulgar os dados da prodição de renováveis no distrito de Lisboa.
Este é um dos caminhos para contrariar o Armagedão!
Clicar para aumentar o quadro, e aqui, para esclarecimentos:
Energia Fotovoltaica
Geral: Durante o último mês, 115% das necessidades de electricidade de uma família típica na região de Lisboa foram cobertas/satisfeitas por uma instalação padrão de painéis solares fotovoltaicos.
Detalhe: A produção doméstica de electricidade a partir de painéis fotovoltaicos correspondeu a 361,8 kWh , o que permitiu abastecer todos os seus consumos, a iluminação e os equipamentos informáticos do vizinho .

Energia Solar Térmica
Geral: Uma instalação média de painéis solares térmicos na região de Lisboa permitiu cobrir 66% das necessidades de aquecimento de águas de uma família padrão durante o mês anterior.
Detalhe: O aquecimento de águas a partir de painéis solares térmicos em Lisboa permitiu a uma família poupar, por exemplo, 11,97 m3 de gás natural, durante o último mês.

Energia Eólica
Geral: Durante a último mês o vento permitiu gerar, em média, electricidade suficiente para abastecer 234 000 habitações , graças à produção de todos os parques eólicos em funcionamento na região de Lisboa.
Detalhe: A produção de electricidade de origem eólica no mês passado permitiu abastecer 21 % das habitações de Lisboa.  




Sem comentários: