segunda-feira, maio 05, 2014

Perdido entre as vitórias do Benfica, as vitórias da troika, as vitórias disto e daquilo,  enquanto tantas, tantas derrotas  vão sendo atiradas para debaixo do tapete, por uma comunicação social cada vez mais entregue aos soundbytes e supérfluo, onde as verdadeiras notícias só aparecem em rodas de nota-pé, o país, o país continua a soprar.
 E as boas notícias, que não o efémero das mencionadas, logo o Benfica perderá e a troika voltará..., passam ao lado.
Como nos últimos meses aqui trago os resultados do soprar dos ventos, da luz e calor solar e das águas a correr, graças à informação privilegeada da A.P.R.E.N.
"
Energia Fotovoltaica
Geral: Durante o último mês, 127% das necessidades de electricidade de uma família típica na região de Lisboa foram cobertas/satisfeitas por uma instalação padrão de painéis solares fotovoltaicos.

Detalhe: A produção doméstica de electricidade a partir de painéis fotovoltaicos correspondeu a 388,4 kWh , o que permitiu abastecer todos os seus consumos, o frigorífico e a máquina de lavar a roupa do vizinho .

Energia Eólica
Geral: Durante a último mês o vento permitiu gerar, em média, electricidade suficiente para abastecer 163 000 habitações , graças à produção de todos os parques eólicos em funcionamento na região de Lisboa.

Detalhe: A produção de electricidade de origem eólica no mês passado permitiu abastecer 14 % das habitações de Lisboa.

Energia Solar Térmica
Geral: Uma instalação média de painéis solares térmicos na região de Lisboa permitiu cobrir 70% das necessidades de aquecimento de águas de uma família padrão durante o mês anterior.

Detalhe: O aquecimento de águas a partir de painéis solares térmicos em Lisboa permitiu a uma família poupar, por exemplo, 12,33 m3 de gás natural, durante o último mês.
"


 

Sem comentários: