sábado, janeiro 24, 2015

A sala do Arquivo transbordava, mais de 200 pessoas, a um sábado de manhã para ouvir falar de Palácios Históricos.
Gostei muito e venho aqui felicitar o Forúm Cidadania LX, e os restantes parceiros nesta iniciativa.
Muito boas as intervenções que ouvi, com a excepção de uma, imoderada (recomendo que da próxima vez arranjem um moderador, que nesta sessão não estava lá nenhum), que falou mais de meia hora dos quais 25 mn sobre Palácios... de outras terras...
Gostei de ouvir os compromissos técnicos dos Directores-gerais presentes, a que obviamente falta o poder político para executar o que propuseram, excelente como esperada Raquel Henriques da Silva a falar sobre a Rua da Junqueira, complementada, muito bem por Maria João Torres Silva, que referiu o que me parece dever ser uma base da conservação do património, infelizmente muito esquecida #deve ser o uso que se compatibilza com o monumento, e não o seu contrário#, é que à pala da "conservação" temos muita, muita porcaria.
Miguel Soromenho fez uma apresentação factual dos Palácios Pombal e Marim-Olhão, que teria merecido, não fora o precalço acima mencionado, questões e debate e Helena Cabo Lucas da S.C.M.L. fez uma apresentação cheia de interesse.
Ainda pude ouvir, antes de sair, já eram quase 13.30, os arq. Mallaguera e Favila numa muito boa e explicativa apresentação sobre o Palácio da Rosa.
Devido ao excesso acima referido já não ouvi a última intervenção sobre o Palácio do Patriarcado.
Uma excelente manhã, com gente sabedora do assunto e globalmente bem apresentadora do mesmo.
Esta sessão, certamente terá continuidade, mostrou que existe empenhos e também capacidades e envolvimentos para continuar a ter palácios, no passado e no futuro.
que as palavras semeiem com o vento...


Sem comentários: