segunda-feira, junho 22, 2020

O mundo rural vai desaparecendo.
As suas manifestações socio-culturais vão se degradando, algumas pela evolução dos hábitos e costumes próprios, outras por lógicas políticas de adversários das ligações entre as terras e os homens e logicamente os animais, o seu uso e integração, as chamadas políticas animalistas.
Esses são inimigos do ambiente, da ruralidade e da sustentabilidade. Estão em linha com os piores ditadores, sendo que curiosamente nessa linha encontram apoios em muitos muitos aficionados, adeptos da extrema direita, que ideologicamente bebe da mesma água. Hitler era vegetariano e Goering um opositor radical das touradas.
É um erro, que se pagará caro, deixar a aficion nas mãos dos trogloditas da extrema direita e da fachalhada!
As touradas, as tauromaquias populares não têm nada a ver com o culto da raça, os valores da família ou da pátria. São momento de consagração de uma relação da terra, dos animais desta, com o homem (hoje também, e bem a mulher!), seja a cavalo seja a pé. São momentos de convívio e de escape de situações que eram, ainda são, parte da vida e da ruralidade.
Mas infelizmente, e essa é a melhor ajuda que animalistas podem ter, muita facha vai abundando pelos toiros, muita falta de senso ou senso nenhum.
Vamos mudar, também este paradigma. Houve algumas tentativas de parte dos que querem preservar a ruralidade e os seus referentes de criar  pensamento, recordo a extinta Confraria do Toiro Bravo, onde se produziu pensamento e ligações fundamentais e hoje, com altos e baixos e não afrontando alguns problemas com instinto, a Pró-Toiro vai tentando, com alguns tiros nos pés levar água ao charco, que é fundamental para manter o bravo.
Vamos estar juntos:

P.S:
Certamente, também, devida a essa saí uma orientação para a retoma das corridas(não das tauromaquias populares!, desde logo).
Aqui:https://www.igac.gov.pt/noticias/-/asset_publisher/RWbO65AlQM8r/content/orientacao-conjunta-para-a-realizacao-de-espetaculos-tauromaquicos
manifestamente, infelizmente, e lamentávelmente, mas que esperar? nenhum dos intervenientes neste processo alguma vez, a mínima vez, foi assistir a uma, 1, corrida senão não haveria tantos, tantos disparates neste documento.
Mais valia entrar a matar! As corridas, este ano, acabaram!
e
P.S.2
No seguimento desta armadilha acima, foi desconvocada a marcha. Talvez assim seja pelo melhor, imaginem que aparecia gente do tal....


Sem comentários: