quinta-feira, dezembro 06, 2007

Câmaras penalizadas: o Grupo dos 22 reage nos tribunais e no tribunal da opinião pública

















Nos mapas: distrito do Porto e seus municípios no primeiro e, no segundo, marcado a amarelo, o distrito do Porto, ao qual pertence o município de Gaia, o mais endividado.

Na foto: Gaia vista do Porto

Hoje reúnem-se em Lisboa 22 câmaras. O Grupo dos 22, chamei-lhe. Quais as razões? Basicamente, contestam as contas do Estado para os penalizar com cortes de receita do Orçamento do Estado. Um departamento governamental elaborou a lista dos 22 municípios que vão receber menos 10% ao mês do FEF por terem ultrapassado o seu limite legal de endividamento. Entre elas, e logo à cabeça, Vila Nova de Gaia e Lisboa - por esta ordem estranhíssima. Duas gestões PSD levaram a esta situação, uma das quais encabeçada pelo actual presidente daquele partido. Neste aspecto, Paulo Martins, JN, explicava com clareza a 19 de Outubro passado: «Lisboa e Vila Nova de Gaia figuram entre os 22 municípios que a partir de Novembro serão privados de 10% do duodécimo do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF) a que tinham direito, por terem violado em 2006 os limites de endividamento. A redução manter-se-á até que seja atingido o tecto fixado no Orçamento de Estado para esse ano. Sem prejuízo de a situação ser reavaliada no primeiro trimestre de 2008».

Talvez pudessem ser mais eficazes na sua contestação...
Sabe-se que hoje o Grupo dos 22 vai contestar a aplicação das regras pelo Governo. E que vai propor uma excepção a ser inserida na lei: que não contem para este campeonato as dívidas herdadas de mandatos anteriores... Foi este o ponto que mais mexeu comigo. Pareceu-me desde logo que estes 22 estão a mexer na rama mas deixam a raiz. Por isso, este post foi inserido com o objectivo único de chamar a sua atenção para o seguinte comentário: 1º - mais vale contestar os limites de endividamento actuais e a sua fórmula de cálculo, se se quiser alguma eficácia; 2º - mais vale contestar e penalizar politicamente a falta grave do Governo em sede de PIDDAC que muitas vezes obriga as câmaras a esforços financeiros de monta para repor investimentos inadiáveis que são / eram da responsabilidade do Estado e contestar que estes investimentos e suas sequelas financeiras contem para o cálculo do endividamento daquela autarquia; 3º - julgo estéril o artifício nem pão nem sal de que não contem as dívidas herdadas de mandato anterior: como seria essa regra aplicada quando num mandato sucede na presidência da câmara a mesma pessoa e / ou o mesmo partido que já lá estava no mandato anterior? (Pense no caso de Vila Nova de Gaia, para dar só um exemplo claro e que toda a gente conhece).

7 comentários:

Anónimo disse...

Camarada, o que está a amarelo é o distrito do POrto! Gaia é apenas uma parte do amarelo. Ai esta geografia!

Anónimo disse...

Tudo o que é fora de Lisboa é confuso e enigmático para esta gente. Gaia é ali pra cima, enfim... algures... Por pouco que não foi parar a Viana...

Anónimo disse...

pois, ia falar nisso.. o mapa esta em distritos! nem parece teu, JCM!!

Anónimo disse...

Oh Zé Carlos, esta não cabe na cabeça de ninguém! Então o continente só tem 18 concelhos?

José Carlos Mendes disse...

Sorry.
Mão à palmatória.
A pressa é má conselheira.
Mas não tenho desculpa, mesmo.
Para que conste: sou de lá de longe. Beira. Para mim, o «resto do País» não é só paisagem...

Vou colocar o verdadeiro - o que já tentei, mas o google não quis.

Fico feliz se também leram o texto.

José Carlos Mendes disse...

Bom. E agora que já tive 10 minutos para tratar do mapa e tal,uma nota - que não gosto de levar desaforo para casa.

Essa pessoa corajosa que anonimamente aí atrás me trata por «esta gente», de duas uma: ou é infra-humana e, não me conhecendo, e de forma bem inculta, se atreve a tratar um desconhecido daquela forma; ou me conhece e... é só coragem. Mas não creio que alguém que me conheça tenha a lata de me tratar por «esta gente».

E agora digo eu, mas com razão: gente desta, nem sei por que razão estranha se dá ao trabalho de me ler ou de gastar latim comigo.

Devia era aprender alguma coisa útil... e dedicar algum tempo à sociedade e ao País...

Anónimo disse...

O Sr. José Mendes meteu os pés pelas mãos...
Se calhar também devia assinalar todo o Distrito de Lisboa (pode ser com outra côr para não confundir ninguém) para dizer que o Concelho de Lisboa é o 2º mais endividado...
Para terminar: poderia assinalar algum Distrito das beiras para realçar algum Concelho endividado...

Saudações.