quinta-feira, junho 13, 2013

Até 5 de Agosto é tempo de apresentar candidaturas aos órgãos autárquicos.
Em Lisboa só há, neste momento um candidato a sério.  António Costa.
Claro que temos aquela brincadeira do Bloco e um desconhecido da JCP e um candidato que não é candidato da direita, e terá que (quando?) ser substituido pelo substituto.....
Embora continue a viver e trabalhar parcialmente em Lisboa voto na terra, dos meus ancestrais, onde a situação é quase tão infeliz como esta. Para já em Barrancos, ainda não há candidaturas, pelo menos, capazes.
Sem qualquer duvida, a não ser que repetisse o que João Soares fez ao não fazer campanha, o Presidente está decidido e eleito.
Julgo que seria importante tê-lo sem maioria absoluta, como teve neste mandato, mas  tenho que dizer  que não votaria em qualquer dos que se adivinham neste momento.

Como já tenho escrito, aqui e acolá, o sistema eleitoral autárquico é mau, muito mau. Um resquício de outros tempos, sem pés nem cabeça e que tem sido fonte, base da enorme corrupção política, tráfico de influências, financiamento dos partidos políticos, sacos azuis, mais corrupção, elemento estrutural do piorio que se tem feito pelo país em termos de destruição do património, dispilfário de recursos e degradação da paisagem.
Pior só o Alqueva....
E, apesar disso, tenho-me envolvido aqui e ali, na expectativa de colocar um pauzinho, ou um pouco de palha, nas engrenagens, sendo que vou sendo triturado sucessivamente pelas iniciativas em que me envolvo, sem culpa nem arrependimento meu.

Infelizmente em Lisboa, e na generalidade do país, não irá haver candidaturas independentes, não há Porto de acolhimento nem sociedade civil que se mobilize, e também contra os obstáculos e desigualdades de facto que se colocam às candidaturas, verdadeiramente cidadãs, e nas dos partidos, em bem poucas se vê decência e qualidade, mas aqui e ali vai surgindo alguma, é um facto, enquanto que nas "independentes" vemos da pior escória....
Bom estou quase a ir de férias, com o fim do ano escolar e as conferências com que animo escolas e colectividades ou associações.
Levo dois livros para acabar na bagagem e duas mãos cheias de leituras. Talvez me ligue e talvez não.
Desde já, como tenho feito ultimamente, em diversos locais, aqui deixo um livro de sonho, de construção da língua e de denúncia, de manipulações e de "gestores" (recordo o hilariante reino do Sancho Pança, na tal ilha...).
Que haja sonho,,, dedaixo da triste realidade que temos que enfrentar...



3 comentários:

Anónimo disse...

Um desconhecido da JCP?

Muito parva é a gente que julga perceber o que tem à frente e depois faz textos sobre o que acha.

Carlos Medina Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

mas esqueceram-se do crime da almirante reis, da demolicao de um cassinao branco, ninguem diz nada por aqui?