terça-feira, março 04, 2014

Já ultrapassei os 100.000 caracteres de livro  sobre a História do movimento ecologista em Portugal que também contará o activismo político e social em Lisboa.
Hoje em momento de pausa li este livro que deveria estar em todas as agendas de quem tem algo que ver com o nosso rio, o rio da nossa aldeia:
imensa informação e documentação, e textos "to the point!".
Mais para nós um sobre o estuario do Tejo de qualificadas cientistas e também activistas.
Retenho e trago aqui, sendo que não é novidade e o nosso governo está-se marimbando para isso, a total ausência de qualidade do caudal minimo que nos termos do Convénio de Albufeira, Espanha nos é obrigada a fornecer. Este simplesmente está à margem da directiva da àgua. Só contado pra você!
Mas retive também um dado: Espanha tem que nos fornecer 2.700hm3/ano. O que depois de todas as maldades, transvases, usos inapropriados etc, é uma esmola.
E sobretudo quando comparamos com as necessidades de refrigeração dos reactores nucleares de Almaraz 436,9 hm3/ano, ou seja um sexto (dois meses!) do que recebem 3 milhões de habitantes, que ainda por cima tem a água controlada em termos radioactivos uma vez por mês, de baldinho!
Estamos entregues à bicharrada, mas ler este livro dá-nos empenho para varrer...

Sem comentários: