quarta-feira, julho 02, 2014

Há por aí, eles andam por aí... uns "marialvas" energéticos, que pretendem ignorar a ciência, que irrefutávelmente nos mostra os efeitos do aumento do CO2 , as alterações climáticas, e desde já enormes perturbações meteorológicas, eles o que no fundo o que querem, o que fazem, pois imagino que estejam nalgumas folhas de pagamento, é continuar a manter a luz, electro-nuclear, dessas ultrapassadas unidades de produção, sobre as quais estou sempre disponível para dar detalhes, fatais.

Mas contrariando as Alterações Climáticas, poupando milhões de euros ao erário público, seja em importações de carvão, seja em custos das emissões de CO2, as energias suaves ou renováveis aí estão, com mais de 50% da produção nacional de electricidade.

No distrito de Lisboa as coisas são assim:

Energia Fotovoltaica
Geral: Durante o último mês, 163% das necessidades de electricidade de uma família típica na região de Lisboa foram cobertas/satisfeitas por uma instalação padrão de painéis solares fotovoltaicos, a produção doméstica destes foi de 498,0 kWh,  o que permitiu abastecer todos os seus consumos, os pequenos electrodomésticos, o frigorífico e ainda o congelador do vizinho .

Energia Eólica
Geral: Durante a último mês o vento permitiu gerar, em média, electricidade suficiente para abastecer 155 000 habitações, graças à produção de todos os parques eólicos em funcionamento na região de Lisboa, o que permitiu o abastecimento de 14 % das habitações de Lisboa.

Energia Solar Térmica
Geral: Uma instalação média de painéis solares térmicos na região de Lisboa permitiu cobrir 87% das necessidades de aquecimento de águas de uma família padrão durante o mês anterior, o que permitiu a uma família poupar, por exemplo, 15,35 m3 de gás natural, durante o último mês.

Sem comentários: