terça-feira, setembro 02, 2014

Por vezes as questões de energia são vistas com miras defeituosas, influenciados por dinheiros da nuclear ou dos grandes ganhócios dos fósseis.
É necessário analisar os diversos dados, fazer prospectiva séria ( e não cuspir para o ar, como fazem com  essas miras!).
A evolução das novas energias, modela o quadro das sociedades sustentáveis que aspiram futuro, contrariam as alterações climáticas e reduzem a produção de excreta.
A acção contra o risco nuclear ( chamo a atenção para o último nº da Science & Vie, com capa sobre Acidente Nuclear) deve articular-se com apoio ao desenvolvimento de energias suaves.
Em Lisboa (distrito) os dados do mês de Agosto são estes:
"
Energia Fotovoltaica
Durante o mês de Agosto, 161% das necessidades de electricidade de uma família típica na região de Lisboa foram cobertas/satisfeitas por uma instalação padrão de painéis solares fotovoltaicos.  
Ou seja a produção doméstica de electricidade a partir de painéis fotovoltaicos correspondeu a 508,9 kWh, o que permitiu abastecer todos os seus consumos, os pequenos electrodomésticos, o frigorífico e o congelador do vizinho, veja-se o bom samaritanismo...

Energia Eólica
Geral: Durante a último mês o vento permitiu gerar, em média, electricidade suficiente para abastecer 168 000 habitações, graças à produção de todos os parques eólicos em funcionamento na região de Lisboa.
A produção de electricidade de origem eólica no mês passado permitiu abastecer 15 % das habitações de Lisboa. 

Energia Solar Térmica
Uma instalação média de painéis solares térmicos na região de Lisboa permitiu cobrir 89% das necessidades de aquecimento de águas de uma família tipo durante o mês anterior.
O aquecimento de águas a partir de painéis solares térmicos em Lisboa permitiu a uma família poupar, 16,18 m3 de gás natural, durante o último mês, ou seja  é cerca de 15 euros.
"
A partir de dados que me foram gentilmente disponibilizados pela APREN: http://www.apren.pt/pt/

 




Sem comentários: