terça-feira, março 22, 2016

Com esta fantástica foto de Rui Cunha, Belver, trago aqui um relato importante...
Realizou-se hoje uma audição na comissão Parlamentar de Ambiente, de vários grupos de ecologistas ou ligados ao ambiente.
O tema da comissão é o Tejo, e embora o Movimento Ibérico Antinuclear tenha solicitado uma reunião para expôr o tema de Almaraz e apresentar um dossier sobre a mesma, aceitámos, com a perspectiva de a curto prazo fazermos a entrega desse documento, estar presentes.
Foi muito positiva a nossa apresentação.
Apresentámos o M.I.A. e decidimos introduzir o tema pela questão da água, dos transvazes do Tejo e da falta de água , que já se verificou para o funcionamento do sistema de arrefecimento da central,
mencionámos a questão da Convenção de Albufeira (a que conseguimos perceber a comissão está atenta!) e da necessidade da sua modificação, questionámos o conceito de caudal ecológico e a falha desta no que se refere a qualquer outro tema que não a quantidade de água.
A questão das análises radiológicas da água foi também abordada e dado azo a dialogo com um deputado. A Comissão irá investigar, assim como foi-lhe sugerido contacto com a Protecção Civil, dadas declarações de presidente deste Serviço, segunda as quais 50.000 portugueses seriam
afectados por acidente ( de que grau?) numa central (como e de que forma?).
Foi comentada a esdrúxula posição do Ministro do Ambiente, e referido as últimas vivências da central e para grande surpresa e contentamento nosso o P.S.D. referiu que era favorável ao encerramento da central (o que foi motivo para pequena chicana política...).
Introduzi ainda a minha preocupação com a prospecção e eventual exploração de petróleo em Portugal e concretamente no Algarve.

Sem comentários: