domingo, novembro 06, 2016

Julgo que esqueci de aqui mencionar o Caldas Nice Jazz ( estava esgotado, esta!), que este ano, novamente. foi excelente.
Escrevi uma crónica a propósito da Big Band...
"
Música de negros, tocada por brancos para um público de todas as cores

Há muitos tipos de Jazz, assim como muitas teorias sobre a sua origem, todas elas atribuindo-a a populações afro-americanas no sul do Estados Unidos, assim como muitas teorias sobre a etimologia da palavra Jazz, todas elas gravitando em torno da sua ligação ao sexo.
O Jazz, o sexo, sempre foi uma música, uma atitude de resistência seja dos negros americanos, e acompanhou as lutas pelos direitos civis, seja contra o apartheid nos Estados Unidos, seja dos opositores às ferozes ditaduras soviéticas, com o director da Gazeta estivemos em locais de culto da Polónia ainda sobre as botifarras dos generais, onde do melhor Jazz nos encheu os ouvidos.
O Jazz opôs-se à lei seca e hoje é bandeira na luta pela legalização das drogas e continua, mesmo quando dominado por brilhantes orquestras que o suavizam para amplas audiências, a ser um som sempre diferente, sempre enquadrado no tempo e no espaço.
O Caldas Nice Jazz é dos melhores momentos de Jazz no nosso país, pelo projecto que lhe subjaz e pela qualidade dos músicos com que nos presenteia. Uma iniciativa a proteger, porque no seu entorno haverá bons frutos!
As Big Band tem um tempo no Jazz, corresponde à integração do Jazz da marginalidade para o “mainstream, as grandes audiências, na altura da II guerra mundial, por razões óbvias.
Nada de mal nisso, também o fado, o tango e até a morna se adocicaram para aumentar a sua difusão e ouvidorias.
Na sexta 27 tivemos uma das melhores e históricas big band da actualidade, num espectáculo inolvidável, Jazz de salão de baile, integrando-se na lógica “soft”, suave e para todos os públicos, tivemos Tchaikovsky, Rimsky Korsakov e até Frank Sinatra, entre outros, trabalhados em toada de Jazz.
O Jazz, esta espantosa música de negros, orquestrada e tocada por brancos, como o público, mas sem cor ou de todas as cores.
Uma grande noite, grandes músicos e um excelente ambiente no palco, grandes cantores e um excelente ambiente com e entre o público.
Caldas merece o Caldas Nice Jazz. O país merece ouvir este Jazz!"

António Eloy

Sem comentários: