sábado, maio 12, 2018

A apresentação foi chatíssima, a revista tem meia dúzia de artigos e entrevistas de maior interesse e outros com menos, que devo dizer nem li porque estão no âmbito da velha, muito velha política e cheios de ranço do tempo, mas mesmo esses vale a pena neles passar os olhos, até porque infelizmente revistas de pensamento crítico não há por cá.
Li, enquanto ouvia a tal apresentação o artigo do meu estimado Henrique de Sousa, um intelectual orgânico, como se dizia noutros tempos, de grande gabarito e com uma trajectória de vida ímpar.
Tínhamos falado recentemente e mencionei o impasse do MIA entre a hegemonia (na lógica de conquista de consenso com base na "consciência prática da necessidade histórica") na linha de António Gramsci, e o velho leninismo e apocalipse revolucionário, na linha do totalitarismo de pensamento e acção.
"A sociedade civil é um momento do Estado, e não se pode comprender fora das relações sociais de mercado", tenho tentado contra os " anti-capitalistas" que tomaram conta do MIA em Espanha impôr uma pauta de transparência e defesa da economia de mercado, no qual a nuclear seria facilmente posta fora.
Nesta revista artigo sem dúvida a ler e meditar, embora discorde de alguma abordagem ainda sem ruptura total com o leninismo, é o artigo do Henrique, precisamente sobre o hoje, remetido ao silêncio, como foi depois por todo o leninismo dos Partidos Comunistas, Gramsci.
Uma revista importante para as discussões...

Sem comentários: