sexta-feira, maio 18, 2018

Embora seja mais das tauromaquias populares e da sua ligação à ruralidade e à perenidade dos festejos socio-religiosos que lhe estão associados, e tenha visto com interesse a classificação como património dessa lógica sócio-cultural e ambiental, os toiros marcam o território e constróiem paisagem, sobre isso falei muitas vezes com o meu querido amigo para a semana a contar mais um ano, a quem envio toda a ternura, Gonçalo Ribeiro Telles, sou também um grande apreciador de cavalos e do que eles fazem, nós com eles, face aos toiros.
No Campo Pequeno ontem houve mais uma corrida, com casa quase cheia, uma noite grande, como me referiu no Oh Pereira o dono.
Um primo do tio Gonçalo,
o rejoneador Hermoso Mendonza, com cavalos árabes, e um dos actuais melhores da família Moura.
Forcados de Lisboa e Coruche, que estiveram excelentes, e mesmo no último toiro com 3 a serem retirados em maca, fizeram a pega, valentes.
A corrida poderia ter sido excelente, mas salvo 1, talvez quase 2, os toiros eram maus, até muito maus.
A Praça, sem turistas, era conhecedora e deu nota alta ao esforço dos cavaleiro.
Aqui Moura Caetano, num passe de baile, no último, que já deveria ter ido para carne antes da corrida, quase 700 quilos, o que enviou para o hospital os 3 forcados, mas que era impróprio.
e aqui:
excelentes também os lusitanos. Nota alta, muito alta para todos os cavalos, e claro os cavaleiros que os cultivam, também.

Sem comentários: