sexta-feira, setembro 25, 2020

 200 talvez até 300 pessoas, sobretudo jovens desceram hoje a Av. da Liberdade para defender o clima.

Aqui antes de começar a descida:


e aqui:

uma boa iniciativa, mas mal, muito, muito mal divulgada. Aliás não houve divulgação nenhuma, mesmo nenhuma.

E embora os jovens tivessem todos e todas muito boa energia e excelente capacidade de iniciativa e até  organizativa, os "discursos" megafónicos, alguns muito subliminares, eram desastrosos, sobretudo as palavras de ordem com ranço "anti-capitalista" e de ultra esquerda (havia um pequeno grupinho que embora aparentemente fosse anódino  era de onde partiam provavelmente essas).

A luta contra as alterações climáticas tem que ter estratégias claras que não passam por leninismos teóricos ou organizativos mas sim por objectivos transparentes e democracia de organização e defesa do Estado de Direito, todo. 

Não me cada perorar , mas não sinto que deva calar este sentimento.

Tenho que dizer que acho lamentável, mas obviamente não se podem pôr fora, que tenham aparecido bandeiras partidárias, mas tal atitude fica com quem procura instrumentalizar, também as palavras de ordem. 

Bem estiveram as jovens que ouvi (3) no final da acção, claras e objectivas, infelizmente há quem procure outros ganhos.


Falámos sobre a nuclear, e troquei impressões com a delegação da Zero, até carreguei a faixa dessa, que como referi ao F.F. me merece a maior estima.

 E marcámos a nossa posição.

Sem comentários: