domingo, abril 24, 2011

Faz-se ginástica no Ateneu

2E quanta ginástica não se faz no centenário Atheneu Comercial de Lisboa! Não tanto sueca, muito menos rítmica ou de competição, como se chegou a fazer nos seus tempos áureos, mas cerebral, já que são mais que muitos os “cavalos”, a maior parte com arções, a que os seus dirigentes e funcionários têm que saltar desde há anos a esta parte, dadas as “argolas” em que alguns dos seus responsáveis recentes meteram o pé e o meteram a ele, Ateneu, indo ao cúmulo de, há poucos anos, transformarem em propriedade horizontal o velho edifício sede das Portas de Santo Antão, do que terá resultado a desanexação definitiva do imobilizado do clube, da lendária cervejaria da loja do rés-do-chão.

De facto, tem sido uma autêntica “luta livre” a peleja constante por que esta instituição fundada em 1880 tem passado, para conseguir sobreviver, em contínuo “flic-flac”, no meio de tantas e variadas diatribes e vicissitudes, fruto de opções próprias erradas, umas; resultado da alteração radical nas condições de vida e nos hábitos das pessoas e do local (a moda do «fitness», uma Baixa suja, abandonada e perigosa, etc.), outras.

É, pois, com muita pena minha – até porque fiz lá ginástica nos idos de 60 - que assisto à degradação física do Ateneu, visível na antiga propriedade do Conde de Burnay, onde os salões do piso nobre, o chão e os belos estuques se vão degradando, as construções espúrias entretanto feitas se tornam ainda mais espúrias, há andares devolutos, etc. A isso e ao desaparecimento galopante de disciplinas e de alunos. Revolta, porque o Ateneu podia ter um papel central no rejuvenescimento e na reabilitação de toda aquela zona, que urge dignificar e frequentar ainda mais, uma zona que além de ser o que de mais lisboeta há em Lisboa (palácios vs. ginjinhas, igrejas vs. agremiações desportivas e regionais, equipamentos culturais de referência vs. restaurantes para todos os gostos) é das mais bonitas de Lisboa e das mais pacatas para se calcorrear.

Ora, está na hora da verdade, está na hora de ver a Câmara Municipal de Lisboa honrar a memória dos ilustres deste país que foram passando pelo Ateneu ao longo dos anos, de Teófilo Braga, Manuel de Arriaga, Bernardino Machado e Miguel Bombarda, a Angelina Vidal, Rosa Araújo, Oliveira Martins e Bordalo Pinheiro, por exemplo. E honrá-los será começar, não por “urbanizar” a colina a tardoz, nem por dar dinheiro à toa, mas ajudar a reparar o telhado do edifício sede, estancar as infiltrações, reabilitar os espaços nobres, demolir os elementos espúrios, e injectar, nos respectivos associados e nos lisboetas, aquela vontade indómita que permita ao Ateneu regressar aos seus tempos de glória, sobretudo isso. Façam isso e terão nota 10!



In Jornal de Notícias (21.4.2011)

Sem comentários: