segunda-feira, janeiro 04, 2016

No mês de Dezembro houve um dia em que a produção de electricidade a partir dos aerogeradores eólicos foi suficiente para abastecer todo o país e ainda acumular potencial hidro-electrico nacional e exportar.
Depois do fracasso da cimeira de Paris (desde então silêncio total!) é uma das boas notícias. A iniciativa cidadã, empresarial e das cidades é que pode, essa sim, ser o que não foi Paris.
E este mês foi um mês mediano em termos de produção suave:
Carregar para aumentar.

A produção doméstica de electricidade a partir de painéis fotovoltaicos correspondeu a 220,7 kWh, o que permitiu abastecer os electrodomésticos da cozinha e a iluminação.
A produção de electricidade de origem eólica no mês passado permitiu abastecer 24% das habitações de Lisboa.
O aquecimento de águas a partir de painéis solares térmicos em Lisboa permitiu a uma família poupar, por exemplo, 1,73 m3 de gás natural, durante o último mês.

De registar que a energia solar específica é, neste momento o grande potencial para desenvolver...
A redução dos custos dos painéis se articulada com adequados processos de licenciamento e financiamento para os domésticos e no caso da grande produção também a resolução dos problemas de ligação à rede, assim como outras questões que se prendem com os quadros nacionais e mesmo internacionais ( as ligações europeias!) 
Boa Energia para todos!

Sem comentários: