sábado, junho 01, 2019


Hoje estamos aqui mais tarde com uma “reportagem” sobre o que se passou ante-ontem em Vianueva del Fresno!!!
Esta é a melhor notícia nos jornais portugueses, mas se tivéssemos “partido” umas montras era notícia em todos!!!!

https://www.publico.pt/2019/05/30/sociedade/noticia/protesto-exploracao-uranio-junto-fronteira-portuguesa-reuniu-1500-pessoas-1874841


aqui a televisão, e atenção não tem violência!
Talvez, não de certeza, que desde a manifestação pelo fecho de Almaraz em Caceres há uns anos que não me envolvia numa acção tão massiva contra um dos elementos do ciclo de urânio.
Foi épica, mais de 1500 pessoas, envergando quase todas a camiseta do movimento Dehesa sin Uranio, 6 ou 7 presidentes de Câmara, Ayuntamentos (Cheles, Vilanueva del Fresno, Zahinos, Higuera de Vargas, Oliva de la Frontera, Barrancos e outro mais que não recordo), uma manifestação impressionante, como já o tinha sido a de há 15 dias em Zahinos.
Estamos perante o maior movimento social da península desde há muitos anos, a que como de costume alguns  irão chegar na 25ª hora, mas são bem vindos todos os que vierem por bem.
No final da manifestação foi lido este manifesto em espanhol, que eu que era para lê-lo em português como os que me conhecem sabem não sou neste caso de leituras e fiz um improviso que penso galvanizou o pessoal, que gritou e interrompeu (quem sabe não esquece) por várias vezes esse com palavras de ordem.
Foi muito bonito...

A luta vai continuar. Dia 17, pelas 11,30 vamos, a nossa plataforma #Dehesa sin Nuclear# ser recebidos pela comissão de Ambiente, onde não deixaremos de mencionar o excelente trabalho que sob a presidência de Pedro Soares tem feito e que deixará certamente marca para futuras.

Sem comentários: