quarta-feira, julho 10, 2019


Sobre a exibição do filme a Fuga Radioactiva, de Eduardo Soto e importante debate que seguiu

Uma curta metragem notável #A Fuga Radioactiva#, com a presença de Eduardo Soto, o realizador foi exibida ontem em estreia nacional, em Lisboa na Livraria Ler Devagar.
A esta seguiu-se um debate que não pode contar com a participação de Pedro Soares (Presidente da Comissão Parlamentar de Ambiente) por motivos políticos, mas que esteve no inicio da sessão para falar com os membros da plataforma # Defensa Sin Uranio# que estiveram presentes e que através de Maria José fizeram uma apresentação da história e da forma como esta plataforma, organização única que envolve várias localidades ameaçadas pela mina de urânio e tem protagonizado manifestações massivas nessas várias localidades assim com em Mérida (capital Extremenha).
Esta plataforma e a sua/nossa luta foram na sessão classificadas como a mais importante e significativa inciativa nos dias de hoje na Ibéria e que pode ser o motor e modelo para o regresso das lutas ecologistas à Península.
Foi feita a ligação ente esta luta e a contra as Alterações Climáticas e promoção da Dehesa/Montado que estão intimamente ligadas.
Participou também no debate Yolanda Picazo que estava em Cuenca na altura da oposição a este cemitério nuclear, que nos descreveu a luta e fez o ponto desta situação, assim com fez algumas observações sobre as instalações nucleares ibéricas.
Eu próprio fiz alguns enquadramentos do actual momento da nuclear, a nível mundial, e obviamente em Almaraz, com as últimas e sempre perigosas novidades, além de ter comentado a situação e riscos do mercado e da mineração de urânio.
No debate participou o realizador que nos informou também de outros trabalhos em curso, nomeadamente sobre o ciclo da nuclear, que aguardamos com a maior expectativa.
# A Fuga Radioactiva# será exibido em diversos locais do âmbito da Plataforma, mas também no nosso país, e desde logo em Ferrel “ Capital da Luta contra o Nuclear” que se fez representar na sessão pelo presidente da Junta Pedro Barata.
Seguiu-se um agradável momento de convívio, troca de ideias e solidificação de amizades e carinhos.
No alto da árvore
A águia espreita
O coelho na toca
Seja como seja a vida continua, mas temos que agir....

1 comentário:

Nelson Mendes disse...

Boa Tarde Dr Eloy,
Os meus cumprimentos e felicitações relativamente ao seu activismo civico e ambiental que sigo de longe dos Algarves.
É uma pena não estar em Lisboa, há uns anos na Ler Devager cheguei a ouvi-lo interver numa palestra organizada pelo Professor Trigo Pereira.
Nesta questão do perigo nuclear para Portugal, tenho uma pergunta para lhe fazer. Se conhece alguém por cá que se esteja a preocupar Scorpion ao largo dos Açores?
Já há anos que ando a tentar perceber se alguém com responsabilidades e curriculo na de defesa do Ambiente ou da Politica se preocupa com isto.
Há um submarino norte-americano afundado em 1968 algures no nosso Mar com um motor nuclear e duas ogivas nucleares.

https://en.wikipedia.org/wiki/USS_Scorpion_(SSN-
589)#Naval_Ordnance_Laboratory_report_%E2%80%93_1970

Ninguém fala nisto. Creio que a situação é cada vez mais urgente. Parece que na Noruega há monitorizaçao de um submarino soviético que se afundou e que está a verter alguma radioactividade.


https://observador.pt/2019/07/12/fuga-radioativa-encontrada-em-submarino-nuclear-sovietico-mas-nao-ha-razao-para-alarme/

Percebo que Almaraz tem a sua importância e em especial na raia. A questão é que este submarino está no nosso Mar e se bem que os peixes não falam acho que é um perigo.
Alguns membros da guarnição não têm deixado o problema morrer e gostava de falar com o Senhor sobre isto.

https://nationalinterest.org/blog/buzz/51-years-ago-navy-nuclear-submarine-sank-and-we-dont-know-why-65766

Sou um associado da Almargem, Atlantista e adoro os EUA mas acho que se devia falar nisto. Se o Senhor ajudasse seria óptimo.
Talvez reunirmo-nos ai para inicios de Setembro ou assim depois de se coligir alguma informação?

Continuação de um bom Activismo:)

Cumprimentos