segunda-feira, março 30, 2020

Alguém (penso que um algoritmo!) com pouco juízo e menos discernimento fez um comentário pouco cuidado  e ordinário num post que fiz onde responsabilizo grande parte da comunicação social pelo alarmismo, pânico e desinformação sobre o vírus. Aliás também pela anestesia actual e dormência social que se lhe irá seguir, ou não fosse esse, inquestionavelmente o programa das estrelas. Chama-se bio-política.
Tenho difundido muitas notícias pelo meu canal de informação sobre as causas do surgimento desse, e da sua disseminação, o vírus existe e deve ser referido que devido ao maltrato que damos à natureza e não questiono, embora haja alternativas (ver Suécia) a quarentena social, mas sim o isolamento.
Deveria ser enquadrado. O vírus até agora (30/3) infectou só 0,05% dos portugueses e 0, 2 % dos espanhóis.* Não matará, previsivelmente, senão um numero nessa linha. Menos de 1/4 do que mata a tuberculose por ano em Portugal, e muitos dos que morrerão com esse morreriam com aquela. Factos.
Mas há gente que gosta de cuspir para o ar.
Fala-se em 200.000 americanos. Sabiam que esse é menos que o número que morre anualmente por obesidade e doenças co-relacionadas.
Os nossos televisivos e até os jornais de referência deixaram-se arrastar pela onda.
https://obseribericoenergia.pt/index.php
acima a melhor informação, seleccionada pelo crivo. É que a há embora cada vez mais limitada, mas é isso que pretendem....atirar palpites sem analisar os dados, viver nas redes sociais conduz ao trumpismo. É contagioso.
E contra o pensamento, responsável.
*
Os sistemas de saúde não estão preparados para isto. Mas nenhuma doença, contaminação em escala (pequena) os encontram capacitados, mas aí também ver os estagiários enviados para as conferências de imprensa são umas sanguessugas, e dos apresentadores dos telejornais... não há palavras.

Só agora comprei o El Pais de ontem:
https://elpais.com/elpais/2020/03/24/eps/1585060539_880446.html
nem mais!

Sem comentários: