sábado, maio 19, 2007

«R.S.F.F.», ou «O Chá e a sua Falta»

RECENTEMENTE, veio a saber-se que Helena Roseta escrevera a José Sócrates, em meados de Fevereiro, alertando-o para a grave situação na CML. Tratou-se de uma carta a que ninguém se dignou responder.
Pelos vistos, na política, certas coisas seguem uma lógica muito especial, pelo que esse facto (que, normalmente, seria interpretado como uma manifestação de má-educação pura e simples) deve ter sido visto, por alguns, como um acto da mais fina política.
No entanto, Helena Roseta também não fica bem na fotografia, pois já é crescidinha, e tinha a obrigação de saber que é para essas situações que existe a sigla R.S.F.F. - significa «Responder, Se Faz Favor» e também ajuda a contornar os problemas criados pelos que padecem de casca-grossismo – uma terrível doença que só não é incurável se for atalhada logo na infância.

Por uma imparável associação de ideias, não resisto a publicar aqui um extracto de um texto, já com 10 anos, dedicado a alguns cidadãos que sofrem de «excesso de falta-de-chá».

No Reply? Let it be…

Todos os dias me cruzo com pessoas que, quando as cumprimentam, não respondem. São uma espécie de zombies, que, no entanto, até parece que falam, pois se precisam de alguma coisa lá aparecem, a abanar as orelhas, cheios de sorrisos e bons-dias… (se for depois do meio-dia talvez digam boa-tarde…).
Ora esta atitude de quase (?) má-educação também tem a sua expressão no ciberespaço:
São os que não respondem aos e-mails.
Acontece que, tendo eu bastantes zoólogos na família, aprendi, ultimamente, a distinguir algumas espécies destas.
Ora veja-se esta, que é inofensiva:
«Então, amigo António?! Não viu o e-mail que lhe enviei na semana passada?!»
«Sim, sim… porquê?»
«Porque não me respondeu…»
«Bem… para lhe ser franco, o problema é que não sei como é que se faz isso»
«Então não tem por aí um ícone que diz reply?!»
«Não… Ora deixe cá ver… O meu programa é em português… Só se for este… Mas não diz reply… diz responder…»
-oOo-
Mas, há uns dias, estive a rever uma história que se passou comigo e com o meu amigo Oliveira:
Tratava-se de um velho recorte de jornal em que se dava a entender que até já o John Lennon teria usado o e-mail nos tempos do Let It Be - o que porventura explica, de caminho, porque é que ele escreveu também o No Reply...

1 comentário:

Anónimo disse...

O «casca-grossismo» e a «falta-de-chasismo»...